Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É “improvável” que atletas russos e bielorrussos estejam nos Jogos Olímpicos de Paris2024

O Mundial de atletismo começa no próximo sábado (19), em Budapeste, sem a presença de atletas russos e bielorrussos, como já aconteceu na edição de 2022.

Sebastian Coe, reeleito presidente da World Athletics  Foto: GLYN KIRK/ AFP

Sebastian Coe, que na quinta-feira (17) foi reeleito para um terceiro mandato à frente da World Athletics, afirmou que considera “improvável” a presença de atletas da Rússia e de Bielorrússia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Coe, ex-atleta britânico, sempre manteve uma posição firme contra a presença de representantes desses dois países, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI) já ter dado sinais de uma eventual abertura.

“Continuo a acompanhar o que acontece na Ucrânia, com um grupo dedicado a isso. A nossa posição, com o Conselho [da World Athletics], é muito clara, por motivos de integridade das competições. Ficaria surpreso se o novo conselho [eleito na quinta] mudar de posição”, disse Coe, numa conferência de imprensa depois do Congresso da World Athletics, em Budapeste.

“Vamos continuar a acompanhar a situação, mas [a presença de russos e bielorrussos nos Jogos de Paris] parece improvável por enquanto”, acrescentou.

Os atletas russos e bielorrussos estão suspensos das competições internacionais desde fevereiro de 2022, quando ocorreu a invasão russa à Ucrânia.

Depois de ter recomendado a exclusão desses atletas em 2022, o COI abriu portas em março deste ano para o seu regresso às competições internacionais, sob certas condições e bandeira neutra.

Várias modalidades seguiram esta última recomendação, como a esgrima, o judo e a ginástica, entre outras.

O Mundial de atletismo começa no próximo sábado (19), em Budapeste, sem a presença de atletas russos e bielorrussos, como já aconteceu na edição de 2022, em Eugene (Estados Unidos da América).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »