Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba marca despedida de medalhista mundial antes do Parapan

Catarinense Edenílson Floriani, arremessador de peso da classe F42 (deficiência nos membros inferiores), é um dos 342 atletas inscritos para as provas de atletismo, halterofilismo e natação que acontecerão na Região Metropolitana da capital paranaense neste sábado, 28

Edenílson Floriani Foto: Marcello Zambrana/CPB

A nona etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 acontecerá neste sábado, 28, na Grande Curitiba, Paraná. O evento contará com provas de atletismo, halterofilismo e natação, reunindo 342 atletas de nove estados (AP, MG, MS, MT, PR, RJ, RS, SC e SP) e do DF em território paranaense. São 231 inscritos nas disputas de atletismo, 17 competidores de halterofilismo e 94 nadadores.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Neste sábado, as provas de atletismo e de halterofilismo ocorrerão no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na capital paranaense. Já as de natação serão realizadas no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, Grande Curitiba.

Entre os destaques do atletismo está o catarinense Edeníllson Floriani, bronze no arremesso de peso da classe F42 (deficiência nos membros inferiores) no Mundial de Paris, no último mês de julho. Ele também é um dos 60 atletas da modalidade convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, que ocorrerão de 17 a 26 de novembro. O Meeting de Curitiba, inclusive, será a última competição do atleta antes do embarque para a capital chilena. 

“Será importante competir neste final de semana. Falta menos de um mês para o Parapan e é necessário ganhar ritmo. Vou colocar em prática toda a parte técnica que estou treinando”, afirmou o catarinense, que tem atrofias no joelho e na articulação de quadril do lado esquerdo causadas por um acidente de trânsito em 2011. 

Edenílson também destacou o benefício de se ter uma competição de alto nível perto de casa. “O evento ser na Região Sul do país ajuda muito. As viagens longas se tornam muito cansativas. E, como já estou acostumado com o clima, facilita também”, concluiu. 

Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por oito cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS)Rio de Janeiro (RJ)Belo Horizonte (MG)Brasília (DF)Fortaleza (CE)Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão ter recebido o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento terminará sua temporada em São Paulo, também com disputas nas três modalidades, no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. 

No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE)Natal (RN)João Pessoa (PB), Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Curitiba (PR)Florianópolis (SC)Porto Alegre (RS) e  São Paulo (SP).

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Curitiba podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba
Dia e horário: 28 de outubro, a partir das 8h
Provas de atletismo e halterofilismo
Local: UFPR
Endereço: Estacionamento CED – Jardim das Américas, Curitiba – PR, 82590-300

Provas de natação
Local: Santa Mônica Clube de Campo
Endereço: Rodovia Regis Bittencourt, Km 6, nº 5000, Mauá, Colombo – PR.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »