Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Felipe Bardi faz história e bate o recorde brasileiro dos 100 m, com 9.96

O velocista paulista de Americana superou a marca de seu amigo e companheiro de treino Erik Cardoso, em Santo André, que era de 9.97; os dois atletas treinados por Darci Ferreira da Silva foram os primeiros a correr a prova em menos de 10 segundos no Brasil

Erik e Felipe Bardi Foto: Wagner Carmo/CBAt

O paulista Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) bateu na manhã do sábado (9/9) o recorde brasileiro dos 100 m na disputa do Troféu Bandeirantes, evento da Federação Paulista de Atletismo, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP). Ele passou a ser o segundo brasileiro a quebrar a barreira dos 10 segundos, oficialmente, com 9.96 (1.0). O primeiro foi Erik Cardoso, companheiro de Felipe nos treinos em Santo André. O também paulista havia corrido a prova do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo, em 9.97 (0.8), no dia 28 de julho.

Além do recorde brasileiro, Felipe Bardi está qualificado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, assim como Erik Cardoso, ambos treinados por Darci Ferreira da Silva. O recorde brasileiro de Robson Caetano, de 10 segundos cravados, resistiu de 1988 até 2023.

No cronometro do estádio, Felipe chegou a tirar foto com o tempo de 9.97, mas que posteriormente foi corrigido pela arbitragem eletrônica para 9.96.

Rodrigo Pereira do Nascimento (Pinheiros-SP) ficou com a medalha de prata, com o bom tempo de 10.06, seguido de Gabriel Aparecido dos Santos Garcia (ACA-SC), com 10.10.

Felipe Bardi em Budapeste Foto: Wagner Carmo/CBAt

Tanto Felipe, como Erik e Rodrigo do Nascimento representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Budapeste, disputado em agosto, na Hungria. Este ano, a temporada está atípica porque os melhores atletas brasileiros se prepararam para disputar ainda os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro.

“Foi um grande dia e estou muito feliz, agradecendo a Deus sempre. Sabia que esse resultado iria sair. Voltei do Mundial, descansei, entrei na prova relaxado”, afirmou Bardi, de 24 anos. “O Erik abriu a porteira e agora outros atletas podem correr abaixo de 10 segundos. O Rodrigo e o Gabriel mostraram hoje que podem correr na casa dos 9 segundos”, disse. “O Erik é muito meu amigo, dividimos o apartamento em Santo André. Ficamos quase 24 horas juntos.”

Felipe disse que tem muito a melhorar ainda tecnicamente. “A minha saída do bloco não é boa, tenho de acelerar muito. Depois dos 50 m para frente vou muito bem. O foco agora é os Jogos Pan-Americanos de Santiago, Queria um marca boa para garantir minha participação no Chile, mas não imaginava tudo isso”, comentou. “Agradeço todo o apoio que tenho recebido da CBAt, das Loterias Caixa, do COB e do meu clube.”

O treinador Darci Ferreira disse que o resultado foi comemorado com um abraço entre ele e seus dois atletas e com muita emoção e choro por parte da mãe de Felipe. “Ainda ontem a gente teve um treino e eu disse para um repórter da Band que tanto o Felipe quanto o Erik estão preparados para correr na casa dos 9.90. Mas eu havia reduzido a carga de treinos da semana para o Felipe porque ele ia correr no Troféu Bandeirantes. Era para correr abaixo do 9.95 no Mundial, mas por algum motivo isso não aconteceu”, disse Darci. O treinador disse que “era tudo ou nada” pela vaga no Pan-Americano.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »