Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil disputa o Pan-Americano de Marcha Atlética em Manágua

A delegação brasileira de marcha atlética viajou em três grupos distintos nesta quarta-feira, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para a disputa do Campeonato Pan-Americano da modalidade, na cidade de Manágua, na Nicarágua.

Embarque da seleção brasileira para o Pan de marcha atlética (Foto: Reinaldo Aparecido Oliveira Jorge/CBAt)

O Brasil terá 18 atletas – nove no feminino e nove no feminino – divididos nas provas adultas dos 20 km e dos 35 km, nos dois gêneros, além da categoria sub-20, também masculino e feminino, na prova dos 10 km.

“Estou bem e vamos em busca de medalha no Pan”, disse Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ), já qualificada para os 35 km do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, que será disputado de 19 a 27 de agosto. “Chegando lá vamos avaliar as condições climáticas e o circuito para traçarmos a estratégia. A previsão é de uma temperatura quente e clima úmido. O bom é que a prova começará bem cedo”, comentou a campeã da Copa Brasil Loterias Caixa, realizada no dia 5 de março, em Brasília.

No masculino, Max Batista dos Santos (CASO-DF) ganhou a medalha de prata nos 35 km da Copa Brasil, que era qualificatória para o Pan de Manágua. “Eu vou para essa prova com boas expectativas, apesar do clima. Fizemos uma boa preparação na base, meus treinadores visaram volume e força e viemos de bons resultados na Copa Brasil e em Dudince, na Eslováquia, mostrando que o trabalho deu certo, o que aumenta a confiança de fazer uma boa prova.”

Nos 20 km, Lucas Mazzo (CASO-DF) também está otimista. Na Copa Brasil de Brasília, ele só ficou atrás do supercampeão Caio Bonfim, seu companheiro de treinos, que pediu dispensa de olho nas competições europeias. “Estou muito animado. O objetivo é chegar bem no Pan e brigar por bons resultados. Estou feliz por ter meus treinadores do meu lado na competição. Eles me acompanham todos os dias, me passam informações técnicas, o que dá mais confiança”, lembrou referindo-se a Gianetti Bonfim e João Sena, que também foram convocados.

Otávio Henrique Vicente (Corville-SC), de 18 anos, que treina com Margit Weise, em Santa Catarina, venceu os 10 km na Copa Brasil, em Brasília, e os 10.000 m em pista no Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado entre 7 e 9/4 em Cascavel, Paraná, e está otimista.  Depois compete no Sul-Americano de Bogotá, Colômbia, de 19 a 21 de maio. “Eu estou bem preparado. Sei que a marcha é muito forte nessas regiões, com colombianos, equatorianos, peruanos, atletas muito bons, mas também quero brigar”, disse Otávio. 

Os convocados:

Atletas no feminino:

Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC) – 20 km

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km

Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMELJ-PR) – 20 km

Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 35 km

Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km

Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) – 35 km

Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) – Sub-20 – 10 km

Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) – Sub-20 – 10 km

Thaliane Janaína Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) – Sub-20 – 10 km

Atletas no masculino:

Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km

Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC) – 20 km

Edson Erico Alves de Aguiar (AAPD-PE) – 20 km

Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km

Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km

Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km

Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) – Sub-20 – 10 km

João Victor Silva Magalhães (CASO-DF) – Sub-20 – 10 km

Klaubert Emanoel Ferreira de Franca (CASO-DF) – Sub-20 – 10 km

A delegação tem ainda os seguintes integrantes:

Chefe de equipe – Sergio Vieira Galdino (SC)

Treinador-chefe – Sidmar Andrigheto Gielow (PR)

Treinadores – Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF), João Evangelista de Sena Bonfim (DF) e Luís Paulo Ferreira Porto (RJ)

Médica- Isabela Guttier Gava (SP)

Fisioterapeuta – Ricardo Zacharias de Souza (SP)

Massoterapeuta – Renato Anselmo de Oliveira (SP)

O Campeonato Pan-Americano de Marcha terá a participação de representantes de 12 países da Américas – México, Panamá, Peru, Porto Rico, Venezuela, Bolívia, Canadá, Cuba, República Dominicana, Guatemala e Nicarágua, além do Brasil.

O Programa-Horário prevê para este sábado as provas de 20 km masculina e feminina, a partir das 5:45 (8:45 de Brasília) e das 5:45 (8:45) de domingo para os 35 km; das 6:00 (9:00), 10 km masculino Sub-20, e das 7:00 (10:00) os 10 km feminino Sub-20.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »