Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Almir Júnior treina em Portugal paras as competições de 2023

De olho nos principais eventos de 2023, o atleta mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Júnior, da Sogipa (RS), já está em Portugal. Ele está treinando desde sábado (1/4) na região de Algarve, com o grupo de saltadores do professor José de Sousa Uva, que tem a portuguesa Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica do triplo nos Jogos de Tóquio-2021, como o destaque.

Almir Jr faz preparação em Portugal por motivação, adversários fortes e competições próximas . Foto: Carol Coelho/CBAt

O foco para o ano é a disputa do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 10 a 27 de agosto, e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro. A longo prazo o objetivo é conseguir um bom resultado na Olimpíada de Paris-2024.

“Devo estrear na temporada no dia 5 de maio porque estou inscrito no GP de Doha, no Catar, que abre o circuito da Liga Diamante”, disse Almir, medalha de prata no Mundial Indoor de Birmigham-2018, na Grã-Bretanha, com 17,41 m. “Estou animado e bem treinado. Os três pontos relevantes que me fazem treinar na Europa são a motivação, porque as competições estão todas em um curto deslocamento e os adversários estão todos aqui. Além do que o professor Uva tem a mesma filosofia de trabalho do Arataca”, completou, referindo-se ao treinador José Haroldo Loureiro Gomes, que o orienta em Porto Alegre.

Já Arataca analisou o camping em Portugal. “Acredito ser extremamente positiva a participação do Almir nesses treinamentos em Portugal em função da motivação e da possibilidade de fazer ações diferentes num mesmo sentido e direção que já vínhamos trabalhando, ou seja, o motiva a novos desafios”, disse o treinador.

Dono das 10 melhores marcas no salto triplo no Ranking Sul-Americano de 2022, o brasileiro terminou em quinto lugar na final da Liga Diamante, em Zurique, na Suíça, no dia 8 de setembro. Ele obteve a marca de 17,10 m (-1.1), seu melhor resultado na temporada.

O ano de 2022, porém, não começou bem para Almir. Embora convocado, ele teve de pedir dispensa da seleção brasileira que foi ao Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, por lesão. Voltou aos poucos. Venceu o GP Brasil Loterias Caixa, no dia 1 de maio, com 17,04 m (0.7), em São Paulo, e o Troféu Brasil de Atletismo, no dia 25 de junho, com 16,90 m (1.4), no Rio de Janeiro.

Nascido em Matupá e criado em Peixoto de Azevedo, ele fez um balanço da temporada passada. “Não consegui fazer grandes marcas, mas fiquei em sétimo no Mundial do Oregon, em julho, e entre os seis finalistas da Liga Diamante, em Zurique”, comentou o ex-atleta do salto em altura.

O recorde pessoal de Almir é de 17,53 m (0.3), alcançado no dia 12 de maio de 2018, em Guadalupe, possessão francesa no Caribe.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »