Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CBAt convoca seleção de marcha atlética para o Pan de Manágua

A seleção brasileira que competirá no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética em Manágua, Nicarágua, dias 15 e 16 de abril, foi convocada nesta sexta-feira (10/3), por live exibida na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Foram convocados 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) para o campeonato, considerado os resultados da Copa Brasil, realizada domingo (5/3), em Brasília (DF).

Seleção de marcha atlética convocada para o Pan; na foto, Caio no Mundial Foto: Carol Coelho/CBAt

Caio Bonfim e Viviane Lyra tiveram convocação assegurada nas duas distâncias – 20 km e 35 km (devem escolher uma das provas para competir em Manágua). Ambos têm foco principal no Mundial de Budapeste, na Hungria, que será realizado de 19 a 27 de agosto.

Caio, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, conquistou o 12º título da categoria adulta na Copa Brasil Loterias Caixa (1:21:55), em Brasília, e ficou feliz com o resultado de sua primeira prova do ano. Antes do Pan de Marcha compete em Dudince, na Eslováquia, dia 25 de março. Caio lembra que a temporada de 2023 será extensa. “O foco é o Mundial de Budapeste e o Pan-Americano de Santiago, além do Sul-Americano de São Paulo”, disse Caio. No Mundial de Eugene, Oregon, em 2022, Caio obteve duas posições entre os top 8 do mundo: foi 7º colocado nos 35 km marcha, com recorde brasileiro (2:25:14) e 6º nos 20 km (1:19:51). 

Viviane Lyra, que já está qualificada nos 35 km e em boa posição no Ranking dos 20 Km, quer competir bem no Mundial de Budapeste. Disse que “está feliz por disputar o Pan de Marcha”, uma prova forte, com dificuldades por causa do clima úmido da cidade nicaraguense. “Será um ano forte, com Mundial e Jogos Pan-Americanos. O Pan de Marcha está na minha preparação e talvez eu faça as provas de La Coruña e Rio Maior”, disse Viviane, que ficou em 8º lugar, com recorde brasileiro, nos 35 km no Mundial de Eugene, Oregon, em 2022 (2:45:03). 

“Um Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética já é fortíssimo, um Pan então nem se fala. A marcha exige estratégia, concentração, enfrentar as questões climáticas e o julgamento da arbitragem. Mas a expectativa é a melhor possível em relação ao Brasil. Sempre esperamos que eles façam os seus melhores resultados que teremos excelentes colocações. É um grupo de provas que mais cresce no Brasil. Estamos trabalhando por esse crescimento, sempre levando equipes completas para a marcha”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, em seus comentários após fazer a convocação ao vivo.

Seis dos atletas convocados são da categoria Sub-20 e terão a vivência de competir um Pan. “Primeiro a marcha foi inserida nos JEBs, os Jogos Escolares Brasileiros, e agora o Comitê Olímpico do Brasil – nosso agradecimento ao presidente Paulo Wanderley – será inserida no programa dos próximos Jogos da Juventude de 2023.”

Os convocados para a seleção brasileira

Equipe feminina

Viviane Santana Lyra (Associação Fortes e Velozes-RJ) – 20 km  35 km

Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC) – 20 km

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km

Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF) – 20 km

Mayara Luize Vincentainer (AABLU-SC) – 35 km

Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) – 10 km – Sub-20

Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) – 10 km – Sub-20

Thaliane Janaina Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) – 10 km – Sub-20

Equipe masculina

Caio Bonfim (CASO-DF) – 20 km  35 km 

Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC) – 20 km

Lucas Gomes de Souza Mazzo (CASO-DF) – 20 km

Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) – 35 km

Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) – 35 km

João Victor Silva Magalhães (CASO-DF) – 10 km – Sub-20

Otávio Henrique Vicente (Associação Corville de Atletismo) – 10 km – Sub-20

Klaubert Emanoel Ferreira de Franca (CASO-DF) – 10 km – Sub-20

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »