Beth Gomes quebra recorde mundial no arremesso de peso durante Desafio CPB

A paulista Beth Gomes, 57,  bateu o recorde mundial no arremesso de peso durante o Desafio CPB de atletismo, que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde quinta-feira, 1º, até sábado, 3. Nesta sexta-feira, 2, ela arremessou para 8,77 m e superou sua própria marca de 8,45 m, alcançada no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, no último mês de maio, também na capital paulista. 

Beth Gomes (Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB/Direitos Reservados)

Já no lançamento de disco, a atleta atingiu a marca de 17,32 m. A distância é 30 cm menor em relação ao recorde mundial da classe F52 (cadeirantes), que pertence à própria paulista. Nos Jogos de Tóquio 2020, ela lançou para 17,62 m.

Beth é uma dos 269 competidores inscritos no Desafio CPB, evento que tem como objetivo possibilitar que os atletas licenciados e com classificação internacional obtenham marcas para o ranking mundial. Outros medalhistas de Tóquio também estiveram no Desafio, como Ricardo Mendonça, bronze nos 200 m T37, e Julyana da Silva, bronze no lançamento de disco F57. 

Além dessa competição o CT Paralímpico também sedia o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com provas de atletismo, até sábado, além de halterofilismo e natação, que se encerraram no início da tarde desta sexta-feira. As três modalidades reúnem, ao todo, 989 inscritos na capital paulista.

“Enquanto eu estiver em condições para competir, estarei nos campos de atletismo. O esporte é a minha vida. É o ar que respiro. É o que me motiva diariamente e treino todos os dias para dar o meu melhor. O Desafio é a minha última competição do ano e é sempre uma satisfação estar no CT Paralímpico, entre amigos”, disse Beth, que completou: “Saio satisfeita com o resultado porque mantive o meu desempenho de lançar acima dos 17 m”, avaliou a representante do clube ASPA-Santos/SP, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993. 

São Paulo é a 16ª e última capital brasileira a receber o evento em 2022. As outras cidades foram Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE)Natal (RN)João Pessoa (PB)Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Curitiba (PR)Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de atletismo de São Paulo
Dia e horário: 3 de dezembro – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. Imigrantes, 11.5km – Vila Guarani, SP, 04329-000

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Beth Gomes e Carol Santiago são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Beth Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *