Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Beth Gomes quebra recorde mundial no arremesso de peso durante Desafio CPB

A paulista Beth Gomes, 57,  bateu o recorde mundial no arremesso de peso durante o Desafio CPB de atletismo, que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde quinta-feira, 1º, até sábado, 3. Nesta sexta-feira, 2, ela arremessou para 8,77 m e superou sua própria marca de 8,45 m, alcançada no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, no último mês de maio, também na capital paulista. 

Beth Gomes (Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB/Direitos Reservados)

Já no lançamento de disco, a atleta atingiu a marca de 17,32 m. A distância é 30 cm menor em relação ao recorde mundial da classe F52 (cadeirantes), que pertence à própria paulista. Nos Jogos de Tóquio 2020, ela lançou para 17,62 m.

Beth é uma dos 269 competidores inscritos no Desafio CPB, evento que tem como objetivo possibilitar que os atletas licenciados e com classificação internacional obtenham marcas para o ranking mundial. Outros medalhistas de Tóquio também estiveram no Desafio, como Ricardo Mendonça, bronze nos 200 m T37, e Julyana da Silva, bronze no lançamento de disco F57. 

Além dessa competição o CT Paralímpico também sedia o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com provas de atletismo, até sábado, além de halterofilismo e natação, que se encerraram no início da tarde desta sexta-feira. As três modalidades reúnem, ao todo, 989 inscritos na capital paulista.

“Enquanto eu estiver em condições para competir, estarei nos campos de atletismo. O esporte é a minha vida. É o ar que respiro. É o que me motiva diariamente e treino todos os dias para dar o meu melhor. O Desafio é a minha última competição do ano e é sempre uma satisfação estar no CT Paralímpico, entre amigos”, disse Beth, que completou: “Saio satisfeita com o resultado porque mantive o meu desempenho de lançar acima dos 17 m”, avaliou a representante do clube ASPA-Santos/SP, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993. 

São Paulo é a 16ª e última capital brasileira a receber o evento em 2022. As outras cidades foram Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE)Natal (RN)João Pessoa (PB)Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Curitiba (PR)Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de atletismo de São Paulo
Dia e horário: 3 de dezembro – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. Imigrantes, 11.5km – Vila Guarani, SP, 04329-000

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Beth Gomes e Carol Santiago são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Beth Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »