Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A CBAt é a melhor confederação do mundo em 2022

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é a melhor federação de atletismo do mundo no ano. Foi a vencedora do World Athletics Awards 2022 na categoria Federação-Membro. O anúncio foi feito neste sábado (3/12), pelo website e redes sociais da World Athletics, um presente mais que especial de aniversário para a CBAt que completou 45 anos na sexta-feira – foi fundada no dia 2 de dezembro de 1977.

VEJA NA WORLD ATHLETICS

O Member Federation Award homenageia um órgão de gestão do atletismo nacional que foi além de servir seus atletas, fãs e comunidade. As federações indicadas eram Confederação Brasileira de Atletismo (América do Sul), Associação Guam de Pista e Campo (Oceania), Associação Administrativa do Atletismo da Jamaica (NACAC), Atletismo Quênia (África), Associação da Coreia de Federações de Atletismo (Ásia) e Real Federação Espanhola de Atletismo (Europa). 

Wlamir Motta Campos e Hélio Gesta de Melo
(Divulgação/CBAt)

“Queremos ser exemplo para as 27 federações, que elas entendam e que queiram também ser as melhores do Brasil. Queremos que os atletas e treinadores entendam que torcemos por eles, mas também fazemos a nossa parte, nos esforçamos para ser os melhores do mundo, como eles fazem, todos os dias. É a busca permanente pela excelência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que recebeu o troféu, trazido de Roma (ITA) por Hélio Gesta de Melo, presidente da Sul-Americana, que participou da reunião do Conselho da World Athletics. 

A WA tem 214 membros (duas federações não estão ativas, suspensas), é uma das maiores federações do mundo, superando em número de países membros a FIFA. “Entidade centenária – tem 110 anos – histórica, com reconhecimento global. Receber esse prêmio nesse momento dá uma dimensão fantástica. Queremos essa sensação de pertencimento”, disse Wlamir.

“Esse prêmio é um combustível aditivado”, frisou Wlamir. O troféu de melhor do mundo – que será levado a todos os envolvidos na conquista durante o ano de 2023 – também é um cartão de visitas para o mercado. “Gera uma cadeia – mais recursos, investimentos na atividade fim e a CBAt crescendo, o atletismo nacional crescendo, mais centrinhos surgindo, crianças tendo a oportunidade, mais investimento no alto rendimento e, se Deus quiser, mais medalhas olímpicas”, destacou Wlamir, ressaltando que a gestão da CBAt tem a participação “fundamental” do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente. 

A WA explicou que a CBAt recebeu seis eventos internacionais com sucesso em 2022: os Campeonatos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-23, os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, o GP Internacional Loterias Caixa Brasil, meeting do World Athletics Continental Tour Bronze, e o Grande Prêmio Internacional Loterias Caixa São Paulo. O presidente da World Athletics Sebastian Coe esteve no Brasil para o Sul-Americano Sub-18, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo – viu a organização de perto, participou de premiações e interagiu com os jovens atletas da América do Sul.

A humanização das competições – com recorevy e planos de saúde para atletas e diálogo com a comunidade – foi destacada pela WA e a Sul-Americana. A comunicação aberta pelo presidente da CBAt com a comunidade integra essa humanização. “Eu tenho muito orgulho de tratar a comunidade do atletismo com a importância que ela tem, de ver as competições humanizadas. Gosto de estar nas competições e sei que esse diálogo estabelecido contribuiu pra esse prêmio”, disse Wlamir que está sempre presente nos estádios e chega a receber 500 mensagens por celular num único dia, vindas de integrantes da comunidade do atletismo.

A WA destacou ainda que a CBAt garantiu acordos revolucionários de patrocínios – com as Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo brasileiro, a Puma (agora ampliado até 2032, incluindo três ciclos olímpicos, por um período longevo de dez anos) e a Prevent Senior NewOn -, beneficiando os atletas de elite, além de impulsionar o esporte nas bases. As Loterias Caixa, inclusive, farão um bilhete em um dos sorteios para marcar a conquista de CBAt campeã do mundo na gestão do atletismo nacional.

A CBAt enviou um vídeo do presidente Wlamir Motta Campos, a pedido do presidente da WA Sebastian Coe, sobre a conquista do prêmio. A íntegra da mensagem:

World Athleticsw Member Federation Award
(Divulgação/CBAt)

“O Brasil recebe com imensa alegria e orgulho o Member Federation Award. É uma conquista coletiva que eu compartilho com os colaboradores da Confederação Brasileira de Atletismo, atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, presidentes de todas as federações do Brasil e nossos patrocinadores. Os nossos agradecimentos ao Comitê Olímpico do Brasil e a Secretaria Especial de Esportes. E aos nossos patrocinadores Loterias Caixa, Prevent Senior NewOn, Puma, Solst, Max Recovery, Pista e Campo e PlayPiso.”

“É uma alegria para a CBAt poder cuidar dos atletas possibilitando uma melhor performance, com planos de saúde e trabalho de recuperação, sem custos para eles, que além de humanizar ajuda e muito a performance.”

“A CBAt trabalha da base ao alto rendimento, temos 60 Centros de Formação do Atletismo onde apresentamos a modalidade para crianças a partir dos 6 anos.”

“Participamos de todos os eventos com delegações completas, o que mostra o nosso compromisso e respeito com os nossos atletas protagonistas maiores da nossa modalidade.”

“Muitíssimo obrigado World Athletics. Muitíssimo obrigado atletismo brasileiro. É uma honra, um orgulho enorme, recebermos esse prêmio.”

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »