Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

De olho em Paris-2024, Darlan Romani inicia preparação para o Mundial de Budapeste

O catarinense Darlan Romani, campeão mundial do arremesso do peso em pista coberta, é um dos atletas mais regulares do País em competições internacionais. Está sempre brigando por uma posição no pódio em função de seu foco, empenho e talento na busca por superação.

Darlan no Mundial
(Carol Coelho/CBAt)

O recordista sul-americano, dono de inúmeros títulos, prepara-se para mais uma longa jornada, que visa os Jogos Olímpicos de Paris-2024, passando pelo Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto de 2023, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro. “Ainda estou em ascensão física e tenho de aprimorar minha técnica. Tenho sonhos ainda a realizar”, disse o atleta nascido a 9 de abril de 1991, na cidade de Concórdia (SC).

Filiado à Associação Bragantina de Atletismo (ABRA-SP), que é presidida por sua esposa, Sara Romani, Darlan fará um camping de treinamento de 5 de dezembro a 31 de janeiro na cidade de Uberlândia (MG). “Achamos importante sair um pouco de Bragança e ter foco total nos treinos”, disse o atleta, que começou a treinar com Justo Navarro justamente em Uberlândia em 2010. As atividades, sugeridas pelo treinador, fazem parte da parceria entre o COB, por meio de seu Programa de Preparação Olímpica, e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O título do Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, foi conquistado no dia 19 de março deste ano ao conseguir a marca de 22,53 m, recorde sul-americano indoor e da competição, na Stark Arena, enfrentando, por exemplo, o bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que ficou com a medalha de prata com 22,44 m. “Foi um momento muito especial. Derrubei uma parede, um muro que tinha aí. Bati na trave tantas vezes. Nosso sonho era fazer história e demos mais um passo”, comentou o arremessador, que mora e treina em Bragança Paulista (SP).

A temporada de 2022, na verdade, é considerada “boa”. Só não foi perfeita por causa de uma lesão muscular na perna sofrida na perna 10 dias antes de participar do Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em julho. “O ano começou muito bem com o título mundial em Belgrado. Consegui fazer ótimos treinos. Mas pouco antes do Mundial tive uma lesão grau 2, muito séria. Tratei, tomei anti-inflamatórios, coloquei faixa, fiz o melhor que pude, mas não deu para brigar pelo pódio”, lembrou Darlan, que, mesmo assim, terminou em quinto lugar, com a marca de 21,92 m.

Na volta ao Brasil, o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 dedicou-se completamente à recuperação. Passou dias em São Paulo em tratamento no Insport (Instituto de Saúde, Prevenção, Ortopedia, Reabilitação e Treinamento), comandado por ex-companheiros da BM&F, de São Caetano do Sul, como Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara. “O pessoal me ajudou muito e agora estou zerado. Acabei de começar o treinamento de base, visando a temporada do ano que vem”, afirmou o atleta orientado pelo especialista cubano Justo Navarro. “O Prof (Justo) deve voltar agora em novembro para o Brasil e iniciaremos de fato a preparação.”

Darlan tem excelentes resultados na carreira como o quinto lugar nos Jogos do Rio-2016 e o quarto em Tóquio-2021. No Mundial de Doha, também ficou na quarta colocação na prova mais disputada da história do arremesso do peso, além de ser bicampeão mundial militar e bicampeão ibero-americano. O brasileiro terminou 2022 em sétimo lugar no Ranking Mundial, com 21,92 m e ocupa a 11ª posição no Ranking de todos os tempos, com 22,61 m, seu recorde ao ar livre.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »