Atleta olímpica e ouro no Pan, Conceição Geremias disputa a Taça Brasil Máster

Conceição Geremias é uma atleta histórica do Brasil. Com três participações olímpicas no currículo (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), ela disputou também dois Jogos Pan-Americanos (México-1975 e Caracas-1983). Aos 66 anos, ela será uma das atrações da categoria 65+ da segunda edição da Taça Brasil Másters Loterias Caixa de Atletismo, marcada para sábado (5/11) e domingo (6/11), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). 

Conceição Geremias, em 2021
(Wagner Carmo/CBAt)

A competição é aberta para atletas a partir dos 30 anos (pré-máster) e dos 35 anos (máster) até os 100 anos, divididos por faixas etárias. Familiares e fãs do atletismo podem acompanhar a competição ao vivo no estádio, com entrada franca, sem a necessidade de apresentação de ingresso. A organização pede apenas a colaboração para a arrecadação de alimentos não perecíveis para doações a entidades sociais.

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063 – Bairro do Campo Novo, em Bragança. Outro modo de acompanhar é pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo, que transmitirá as provas ao vivo, a partir das 7:30 de sábado.

Atleta da Associação Cultural e Esportiva Campeã (Acecamp), de Campinas, Conceição Geremias está inscrita nas provas do arremesso do peso, lançamento do dardo e salto em altura. “Este ano tive algumas dificuldades, perdi alguns treinos, mas faço questão de participar e tentar o meu melhor”, disse a atleta que encerrou a carreira de alto rendimento em 1993, quando abraçou a categoria máster, participando do Mundial do Japão nesse mesmo ano. Neste tempo todo, foi campeã mundial da categoria em nove oportunidades (1995, 1997, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013).

Ela é a presidente da equipe Acecamp-SP, a qual representará em Bragança. Fundada em 2010, sem fins lucrativos, a organização trabalha com projetos de Lei de Incentivo ao Esporte no âmbito estadual e federal. “O objetivo principal é buscar recursos e viabilizar projetos para crianças que não têm condição financeira de pagar clube ou escolinha. Propiciamos a prática esportiva, independentemente da modalidade. Não trabalhamos com alto rendimento, somente com iniciação, ou seja, detecção de talentos”, disse Conceição.

O grande resultado de Conceição na carreira de atleta foi obtido no Pan-Americano de Caracas, no dia 25 de agosto de 1983. Ela conquistou a medalha de ouro no heptatlo, somando 6.017 pontos, recorde sul-americano, que vigorou por 25 anos, até Lucimara Silvestre alcançar 6.076 pontos na Olimpíada de Pequim-2008. Na Venezuela, a atleta campineira ganhou o segundo ouro feminino da história dos Jogos Pan-Americanos – o primeiro havia sido conquistado um dia antes por Esmeralda de Jesus Freitas Garcia, nos 100 m.

Mais informações CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *