“Coelho” luta pela vitória e acaba em 2.º na Maratona de Frankfurt

O campeão Brimin Misoi – Imagem Record.pt

Um mês e uma semana depois de Berlim, a Alemanha voltou a receber outra grande maratona internacional, com Frankfurt a ser palco do regresso de uma das provas mais tradicionais do país (foi a primeira edição desde 2019). E a verdade é que, para lá do alívio por terem finalmente recolocado na estrada a prova, a organização ia presenciando um momento pouco habitual, já que um dos “coelhos” conseguiu lutar pela vitória e chegou na segunda posição, apenas atrás de Brimin Misoi.

Falamos de Samwel Mailu, um atleta que este ano tinha apenas registros nos 10.000 metros (29:58.33) como sua distância mais longa e que, em teoria, iria dar ritmo ao grupo até pouco depois da meia maratona. Só que Mailu estava num dia ‘bom’. Puxou até aos 21 – aí já era mesmo o último ‘coelho’ a resistir – e continuou sempre na frente. Nos 25km, Brimin Misoi aumentou ritmo e todos ficaram para trás. Todos menos Samwel Mailu. O queniano aguentou, aguentou e até chegou a assumir uma postura de combate (deixou de puxar e ficou atrás), acabando por ceder nos 35km. Cedeu, mas acabou por conseguir ser segundo, com um tempo final de 2:07.19 horas, a um minuto de Maliu (2:06.11 – muito longe do recorde de Wilson Kipsang, 2:03.42), deixando o terceiro colocado, o etíope Derese Ulfata em terceiro, com 2:07.30.

A Campeã Selly Chepyego Kaptich . Imagem Record.pt


Na prova feminina, ganhou a também queniana Selly Chepyego Kaptich, com 2:23:11 (bem longe do recorde do percurso – 2:19.10), isto depois de ter passado à meia em 1:09.40. Helah Jelagat Kiprop foi segunda (2:24.40) e Jackline Chepngeno (2:25.14) terceira.

Fonte: Record.pt


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *