Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Universidade Federal de Santa Maria abre vagas para atletas de alto rendimento

No primeiro edital de Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento serão oferecidas 66 vagas para cursos como Educação Física e Direito dentre outros para atletas do atletismo, futsal, handebol e vôlei; as inscrições vão até o dia 29 de fevereiro

Estrutura de atletismo da pista da Universidade Federal de Santa Maria (Foto: Gabriel Haesbaert/UFSM)

A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do S­­­ul, abriu Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento para seus cursos. Pela primeira vez uma universidade pública oferece 66 vagas para cursos como Educação Física e Direito, dentre outros, num total de 48 opções, para atletas do atletismo, futsal, handebol e vôlei, que fizeram o ENEM nos últimos cinco anos.

As inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento UFSM – 2024 vão até o dia 29 de fevereiro para preencher as 66 vagas em 48 cursos de graduação da universidade (Resolução UFSM nº 125, de 19 de abril de 2023). Os cursos são presenciais e os atletas defenderão a UFSM nas competições.

Estão aptos a participar do processo pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completo, com a presença em todas as provas entre 2019 e 2023 e que comprovarem que são atletas de alto rendimento. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail falecom@nisa.ufsm.br

“Tem muitos atletas que querem estudar, fizeram ENEM nos últimos cinco anos e foram campeões, vice-campeões ou terceiro colocados nas categorias de base e têm uma oportunidade para fazer vários cursos”, ressalta o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), coordenador do Atletismo na UFSM e professor Adjunto.

Além da bolsa, os atletas poderão utilizar outros benefícios que a UFSM já oferece como a Casa do Atleta e o restaurante universitário. A pista sintética de atletismo, instalada próxima ao prédio da Faculdade de Educação Física, é nova, entregue em 2023.

O professor Luiz Fernando informou ainda que as vagas também estão disponíveis para ex-atletas de modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), inclusive o atletismo, que tenham competido internacionalmente. “Eles podem somar na equipe técnica, coordenação”, observou.

“Essa política pública vai mudar o esporte do Brasil pela educação”, ressaltou Luiz Fernando que já recebeu consultas de outras dez universidades públicas que têm a intenção de implementar ações análogas. “Seriam centros olímpicos de várias modalidades em todo o Brasil”, acrescentou.

“De forma pioneira, a Universidade Federal de Santa Maria abriu um processo seletivo para acesso ao curso superior a atletas do alto rendimento. É a primeira universidade federal do Brasil a fazer isso e vamos somar esforços para que o modelo seja replicado, inclusive, em outras universidades federais. Seria fantástico! Isso dialoga com o que o atletismo busca”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »