Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desafio CBAt Loterias Caixa abre as competições de 2024

O evento, que será realizado nesta quarta-feira (10/1) em Bragança Paulista, é o primeiro do ano e seletivo para o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba

Juliana Campos, salto com vara
(Carol Coelho/CBAt)

 O Desafio CBAt Loterias Caixa abrirá nesta quarta-feira (10/1) as competições nacionais de 2024. O objetivo é o de proporcionar aos atletas a oportunidade de conseguir marcas para a convocação para o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, em 27 e 28 de janeiro. A competição será no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), com entrada franca.

Os saltos com vara, em distância e triplo serão realizados na pista indoor, exatamente como ocorre nas provas realizadas no inverno dentro dos calendários dos países europeus e da América do Norte. O Desafio CBAt Loterias Caixa será aberto às 14 horas desta quarta-feira, com a disputa da final por tempo dos 60 m com barreiras masculino. A última prova está marcada para as 17:10, com a realização da final dos 3.000 m rasos masculino. 

A competição é aberta para os 24 primeiros colocados nas provas de pista e para os 12 primeiros nas de campo no Ranking Brasileiro Adulto no período de 1 de janeiro a 22 de novembro de 2023. Estão inscritos 93 atletas, 33 no feminino e 60 no masculino.

Para o Sul-Americano Indoor, serão convocados no máximo dois atletas por prova, seguindo os seguintes critérios: o atleta deverá estar entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024; em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição do Ranking Brasileiro combinado, no mesmo período; e os revezamentos 4×400 m serão compostos conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais.

O Ranking Brasileiro Combinado consiste na combinação dos Rankings Indoor e Outdoor. No caso de provas equivalentes que possuem distâncias diferentes na versão indoor e outdoor (60 m com barreiras/110 m masculino e 100 m com barreiras feminino, 60 m/100 m, 3.000 m/5.000 m) será considerado o resultado com a maior pontuação.

O Campeonato Mundial Indoor será realizado de 1 a 3 de março em Glasgow, Escócia, e o Brasil já tem atletas qualificados, dentre eles o arremessador do peso Darlan Romani, campeão mundial indoor em Belgrado-2022, na Sérvia.

“Quero colocar meu grupo de atletas para competir e avaliar a fase de treinamento”, disse o treinador Neílton Moura que inscreveu Talles Frederico Sousa Silva (IABC-SC), José Fernando Santana, o Baloteli, Pedro de Oliveira, Vitória Sena (todos do Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Sarah Suelen Freitas (AAPD-PE).

O salto em altura feminino, que será realizado ao ar livre, reunirá as três primeiras colocadas do Ranking: Valdiléia Martins (Orcampi-SP), Maria Eduarda Barbosa, a Duda (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Arielly Monteiro Rodrigues (Pinheiros-SP) – as duas brigam pela segunda vaga na seleção pelo critério de desempate. A prova ainda terá Sarah de Freitas, quarta colocada no Ranking. No salto com vara feminino, que vai ser realizado em pista coberta, estão Juliana de Menis Campos (Exército/Praia Clube/Futel-MG), Beatriz Chagas (Pinheiros-SP) e Isabel Demarco Quadros (AABLU). 

No Sul-Americano realizado em fevereiro de 2022 o Brasil foi bicampeão com 159 pontos, seguido pela anfitriã Bolívia (106) e Venezuela (64). Foram 16 medalhas de ouro, sendo duas delas com recordes no continente: o do catarinense Darlan Romani, no arremesso de peso (21,71 m) e o do mineiro Rafael Pereira, nos 60 m com barreiras (em 7s58), 10 medalhas de prata e 10 de bronze.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »