CBAt, ABRACEO e Federações assumem compromissos por corridas de rua

Entidades querem desenvolver programas de qualificação para maior segurança aos atletas, organizadores, a mídia e o público; o objetivo é a profissionalização cada vez maior do setor e a realização de eventos impecáveis

Reunião virtual: CBAt, Abraceo e Federações
(Divulgação/CBAt)

 Com o objetivo de aprimorar e fortalecer as corridas de rua, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo) e mais 13 Federações de atletismo assumiram  compromissos com o futuro do setor. Dentre os temas presentes para as entidades estão a medição de percursos, a organização do Summit 2024, voltado para o mercado de corridas de rua, e um programa de qualificação profissional. 

Um dos intuitos de encontro, realizado de forma virtual na noite de quarta-feira (18/10), foi apresentar a Abraceo para as Federações e reforçar a necessidade desta parceria entre as entidades para que os eventos de corrida de rua e esportes outdoor sejam mais seguros para os atletas, os organizadores, a mídia e o público. Foram 13 as federações presentes na reunião (Distrito Federal, Mato Groso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Roraima, Alagoas e Bahia). 

O objetivo é a profissionalização cada vez maior do setor e a realização de eventos impecáveis. Os participantes destacaram como pontos importantes: segurança, hidratação, pontualidade, ranking, cronometragem, certificação, pesquisa, avaliação e atleta consciente.

Dentre as ações planejadas está o Curso para Medidores de Percurso de Corridas de Rua da World Athletics, que será realizado em dois grupos, em novembro (23 a 25/11 e 27 a 29/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). A medição oficial é fundamental para a homologação das marcas dos corredores, assim como são os Permits, emitidos pela CBAt (selos ouro e prata) e pelas federações filiadas (bronze). 

A meta é também criar o Ranking Brasileiro de Corrida de Rua e um calendário nacional.

O Summit Abraceo 2024 é um congresso para reunir CEOs do mercado esportivo e secretários municipais e estaduais do Esporte. Está confirmada a presença de Alessio Punzi, Head of Running and Mass Participation da World Athletics. 

As Federações, CBAt e Abraceo vão visar a qualificação com programas e profissionalização das pessoas que atuam no segmento de corrida de rua e esportes outdoor, com foco na segurança, qualidade e conscientização dos atletas.

“Foi um encontro histórico, pela primeira vez nos reunimos com os presidentes das federações, a Abraceo e muitos de seus associados, em um clima muito positivo, e houve o total reconhecimento da Abraceo como entidade representativa dos organizadores de eventos esportivos do Brasil”, destaca Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que participou do encontro apesar de estar em visita a Centros de Formação e núcleos que desenvolvem o atletismo no Nordeste.

“Somos uma entidade nacional que tem por objetivo a representação e defesa dos interesses de empresas que exercem atividades de realização, produção e organização de eventos esportivos de corrida de rua e esportes outdoor, sempre de acordo com princípios sociais de cooperação, integração e ética”, explica Guilherme Celso, presidente da Abraceo.

“Uma reunião histórica, com presidentes de federações, organizadores por intermédio da ABRACEO, um clima ótimo”, relatou o diretor Executivo da CBAt, Claudio Castilho.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *