Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CPB abre inscrições para Etapa Nacional das Paralimpíadas Universitárias

As Paralimpíadas Universitárias estão com inscrições abertas para a Etapa Nacional, que serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 3 a 7 de outubro. O evento contará com disputas de atletismo, bocha e natação.

Atleta participa da prova dos 400m das Paralimpíadas Universitárias no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Para se inscrever, os atletas deverão acessar a ficha presente no endereço eletrônico cadastro.cpb.org.br/inscricao-web até o dia 25 de agosto.

CONFIRA O REGULAMENTO DA ETAPA NACIONAL

O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e voltado a atletas de graduação e pós-graduação com deficiência, com idade mínima de 17 anos (nascidos em 2006) não existindo idade máxima.

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Podem se inscrever alunos-atletas que participaram de alguma das fases regionais das Paralimpíadas Universitárias em 2023.

Foram três as etapas regionais neste ano. A primeira aconteceu em São Paulo (SP), em maio. A seguir, o evento passou por Goiânia (GO), em junho, e João Pessoa (PB), em julho. Medalhistas no Mundial de atletismo de Paris, realizado em julho de 2023, participaram das disputas entre competidores, incluindo o catarinense Edenilson Floriani, a amapaense Wanna Brito e o paraibano Cícero Nobre.

A competição entre universitários faz parte do Conexão Paralímpica, evento que engloba também a realização simultânea das Paralimpíadas Militares, destinadas a agentes das forças de segurança com deficiência, e o Intercentro, para participantes do Projeto dos Centros de Referência do CPB.

Os Centros de Referência estão no Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »