Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Samory Uiki é uma das atrações do Troféu Adhemar Ferreira da Silva

O gaúcho Samory Uiki Bandeira Fraga (Sogipa-RS) está confirmado para a prova do salto em distância do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado na sexta-feira (5/5) e no sábado (6/5) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), juntando atletas profissionais e universitários.

Samory Uiki vai mirar em saltos acima dos 8 m no Troféu Adhemar Ferreira da Silva (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O Troféu terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A iniciativa do evento é uma parceria entre a CBAt e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), dentro da filosofia simbolizada pela hashtag #somosatletismo.

Atleta olímpico em Tóquio-2021, Samory, de 26 anos, venceu no domingo (30/4) a prova do salto em distância do Desafio CBAt/CPB de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com 7,82 m (2.0). “Gostei da minha atuação no Desafio, estou me sentindo muito bem. O objetivo é saltar na casa dos 8 metros no Adhemar”, disse o atleta, que tem como recorde pessoal a marca de 8,23 m, obtida em 2021, também em Bragança.

Treinado por Kiyoshi Takahashi, ele recebe o acompanhamento em Porto Alegre, cidade em que nasceu (em 29/11/1996), de José Haroldo Gomes, o Arataca.

No evento que superou o índice olímpico, em 2021, Samory saltou três vezes acima dos 8 metros. A melhor marca anterior dele era de 7,93 m. “Estou muito animado. Estou feliz também por causa dessa integração com as universidades, uma baita ideia realmente. Todos só têm a ganhar.”

Formado em relações internacionais pela Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, ele tinha planos de fazer mestrado e doutorado, com uma bolsa de estudos, numa universidade especializada em esportes em Sochi, na Rússia, adiados para mais tarde quando fez o índice olímpico.

Samory é um nome inspirado num herói africano e Uiki significa mel em urubá, dialeto nigeriano. Os pais, gaúchos, Dalmir e Carla, quiseram resgatar a ancestralidade africana ao dar o nome ao filho.

Na prova do Troféu Adhemar, um de seus principais adversários será o seu companheiro de Sogipa Danylo Santos Martins e também Gabriel Luiz Boza (APA-SP), que ganhou a medalha de bronze no Mundial Sub-20 em Cáli-2022, na Colômbia.

NO ESTÁDIO, NA TV E NA INTERNET – A competição terá entrada gratuita para o público. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança. Todos podem ver pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt. 

A competição será aberta às 7 horas de sexta-feira, com a disputa da final dos 20.000 m marcha atlética feminina e masculina. O evento será encerrado no sábado, às 17 horas, com os 1.500 m, última prova do decatlo.

No dia 7, domingo, será disputado o Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, também em Bragança Paulista, com a participação de brasileiros convidados pelo Ranking e de atletas da América do Sul. O salto em altura, às 10 horas, e o salto triplo, às 10:05, ambos feminino, são as provas que abrem o programa horário de domingo. O revezamento 4×100 m feminino, no domingo, fecha a competição às 15:30.

Mais informações sobre as competições do fim de semana como Programas Horários, regulamentos, atletas inscritos e resultados on-line estão nos hotsites que podem ser acessados pela home do site da CBAt:

TROFÉU ADHEMAR

MEETING SUL-AMERICANO

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »