CASO-DF é destaque entre os clubes na Copa Brasil de Marcha Atlética

O Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO-DF) foi o destaque na classificação por equipes da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, realizada na manhã deste domingo (5/3) num circuito de 1 km, montado no Eixão Sul, entre as quadras 202/102 (entre o prédio da matriz da Caixa Econômica Federal e o Hospital de Base de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Caio Bonfim, carro-chefe da equipe campeã, o CASO de Sobradinho

“O CASO tem agora 12 títulos de campeão, o mesmo número que o Caio Bonfim tem na categoria adulta da Copa Brasil. E devemos colocar nada menos do que nove atletas no Campeonato Pan-Americano de Marcha”, disse o treinador João Sena, referindo-se à competição marcada para os dias 15 e 16 de abril, em Manágua, Nicarágua.

“Acho que esse título é fruto de um trabalho que tem continuidade e ainda pode ser melhorado, que é o nosso objetivo, ir melhorando cada vez mais. Temos uma boa equipe, um bom trabalho, e o Caio Bonfim é o carro-chefe”, lembrou Sena, referindo-se ao seu filho, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017 e considerado o melhor marchador da história do País.

Além das competições adultas nos 20 km e nos 50 km, a Copa Brasil teve disputa nas categorias sub-20, sub-18 e sub-16.

Otávio Henrique Vicente (Corville-SC), de 18 anos, venceu os 10 km na categoria sub-20 com 45.50. Ele treina com a treinadora Margit Weise, em Joinville. “Me imaginei ganhando a prova e dando a entrevista no final. Vim com uma estratégia diferente dessa vez, não tentar puxar a prova desde o começo, vir com os demais atletas e no final, nos últimos 2 km forçar um pouquinho. Foi o que eu fiz e deu certo”, afirmou Otávio. “Fiquei contente com o resultado”, comentou. O seu objetivo é conseguir um bom resultado para o Pan-Americano de Marcha. “É chegar forte lá na Nicarágua e tentar buscar uma medalha para o Brasil.”

Klaubert Emanoel Ferreira de França(CASO-DF) conquistou a medalha de prata, com 46.27, seguido de João Victor Silva Magalhães (CASO-DF), com 46.28.

Na prova sub-20 feminina, também de 10 km, vitória de Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR), com o tempo de 49:55. Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) garantiu a prata, com 56.19, enquanto Thaliane Janaína Miranda da Cruz (P M Colombo-PR) levou o bronze, com 57.23.

Gabrielly Cristina dos Santos treina com o professor Sidmar Andriguetto Gielow, em Campo Mourão. “A prova foi dura, bem quente, mas me senti bem. Eu estava preparada para competir aqui e achei que estaria mais quente ainda”, disse Gabrielly que conquistou o seu terceiro título de Copa Brasil – havia sido campeã sub-16, em 2018, e sub-18, em 2019. Suas metas são o Sul-Americano e o Pan de Marcha na categoria sub-20.

No sub-18, masculino vitória de João Henrique Bertoldi (AADA-SC), e no feminino de Maria Luiza Rabelo Jaime (Curitiba SMELJ). No sul-16, André Bessa dos Santos Melo (IABC/FMEBC-SC) e Mychelle Rodrigues de Souza (CASO-DF), venceram.

Mais informações como resultados completos CLIQUE AQUI

Para o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, a competição foi muito boa. “O feed back que tivemos dos atletas, dos treinadores foi super positivo. Isso também apareceu nos resultados – vários atletas com PB e tempos expressivos. Eles elogiaram o percurso, a organização. Está aprovado. Foi um evento muito bem desenhado e executado e nos anima para trazer para Brasília em 2024 o Sul-Americano de Marcha Atlética – já temos a aprovação da assembleia da Sul-Americana de Atletismo”, comentou Wlamir.

Entre as autoridades presentes no evento estiveram o secretário do Esporte e Lazer do Distrito Federal Júlio César Ribeiro – fez a abertura da Copa Brasil de Marcha -, Marta Sobral, a secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marco La Porta, vice-presidente do COB, Hélio Gesta de Melo, presidente da Sul-Americana, entre outros. O evento teve também a parceria da Federação de Atletismo do Distrito Federal, presididia por Francisco Xavier de Oliveira e que tem como vice-presidente o ex-atleta Joilton Bonfim. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *