Viviane Lyra e Matheus Correa conquistam os títulos dos 35 km na Copa Brasil

Nas provas dos 35 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abriram o programa horário deste domingo (5/3), no circuito de 1 km montado no Eixão Sul, de Brasília (DF), a carioca Viviane Santana Lyra (Associação Fortes e Velozes-RJ) confirmou o favoritismo, de recordista brasileira, para vencer. Na prova masculina, o catarinense Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) sentiu muitas dificuldades nos últimos cinco quilômetros em sua estreia na prova, mas foi o vencedor.

Viviane Lyra vence os 35 km na Copa Brasil de Marcha (Foto: Fernando Elias/CBAt)

Viviane Lyra ficou feliz com a vitória, obtida com o tempo de 2:51:38. “Esse tempo para início de temporada e nessas condições, com clima quente, seco e uma subida no percurso, foi bom. Eu gostei da prova sim. Fiquei feliz com o título” disse a marchadora de 28 anos. “Vou tentar disputar La Coruña, na Espanha, e Rio Maior, em Portugal, este ano.”

O objetivo da atleta é disputar os 20 km e os 35 km no Mundial de Budapeste, que será realizado de 19 a 27 de agosto, na Hungria – está em 17º no Ranking Mundial da World Athletics nos 20 km. “Eu já estou qualificada para o Mundial nos 35 km, mas quero ir para fazer também os 20 km. No Mundial dá para fazer as duas provas”, concluiu a marchadora, oitava colocada nos 35 km do Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em 2022, batendo o recorde brasileiro, com 2:45:03. 

Viviane confirmou presença no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, a ser disputado em Manágua (NIC), nos dias 15 e 16 de abril. “Eu quero competir no Pan”, disse Viviane, mesmo sabendo da umidade comum em Manágua.

Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) conquistou a medalha de prata, com o tempo de 3:08:57, enquanto Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), que se recupera de uma cirurgia no joelho, terminou em terceiro lugar, com 3:43:25.

Na prova masculina, Matheus sofreu muitas dificuldades para vencer. Destaque das provas de 20 km – foi o campeão no ano passado da Copa Brasil em Bragança Paulista -, o atleta venceu com o tempo de 2:41:24. “Comecei a passar mal nos últimos 5 km. Nos últimos 3, achei que ia desmaiar. Senti muito. Agora tenho de corrigir o que deu errado em termos de hidratação – carboidratos e sais minerais”, comentou. “Foi uma luta comigo mesmo, mas deu tudo certo. Agora sabemos o que precisávamos melhorar.”

Matheus elogiou o percurso e disse que fez uma preparação completa para a estreia nos 35 km. “Fiz tudo o que podia, com a ajuda do meu treinador Ivo da Silva e do pessoal de apoio, como a minha nutricionista Carol Patrioni, o meu clube, namorada e familiares, que vieram me apoiar aqui em Brasília.”

Max Batista Gonçalves dos Santos e Diego Pereira Lima, ambos do CASO-DF, terminaram em segundo e em terceiro lugares, com 2:43:26 e 2:48:20, respectivamente.

Por equipes, o CASO-DF venceu a categoria masculina, com 7 pontos, seguido da AABLU-SC, com 5, e da UCA-SC, com 2. Na feminina, Associação Fortes e Velozes-RJ foi a campeã, com 3 pontos, seguida do CASO-SF, com 2, e a AABLU, com 1.

Mais informações como resultados completos e participantes CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *