Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viviane Lyra e Matheus Correa conquistam os títulos dos 35 km na Copa Brasil

Nas provas dos 35 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abriram o programa horário deste domingo (5/3), no circuito de 1 km montado no Eixão Sul, de Brasília (DF), a carioca Viviane Santana Lyra (Associação Fortes e Velozes-RJ) confirmou o favoritismo, de recordista brasileira, para vencer. Na prova masculina, o catarinense Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) sentiu muitas dificuldades nos últimos cinco quilômetros em sua estreia na prova, mas foi o vencedor.

Viviane Lyra vence os 35 km na Copa Brasil de Marcha (Foto: Fernando Elias/CBAt)

Viviane Lyra ficou feliz com a vitória, obtida com o tempo de 2:51:38. “Esse tempo para início de temporada e nessas condições, com clima quente, seco e uma subida no percurso, foi bom. Eu gostei da prova sim. Fiquei feliz com o título” disse a marchadora de 28 anos. “Vou tentar disputar La Coruña, na Espanha, e Rio Maior, em Portugal, este ano.”

O objetivo da atleta é disputar os 20 km e os 35 km no Mundial de Budapeste, que será realizado de 19 a 27 de agosto, na Hungria – está em 17º no Ranking Mundial da World Athletics nos 20 km. “Eu já estou qualificada para o Mundial nos 35 km, mas quero ir para fazer também os 20 km. No Mundial dá para fazer as duas provas”, concluiu a marchadora, oitava colocada nos 35 km do Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em 2022, batendo o recorde brasileiro, com 2:45:03. 

Viviane confirmou presença no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, a ser disputado em Manágua (NIC), nos dias 15 e 16 de abril. “Eu quero competir no Pan”, disse Viviane, mesmo sabendo da umidade comum em Manágua.

Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) conquistou a medalha de prata, com o tempo de 3:08:57, enquanto Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), que se recupera de uma cirurgia no joelho, terminou em terceiro lugar, com 3:43:25.

Na prova masculina, Matheus sofreu muitas dificuldades para vencer. Destaque das provas de 20 km – foi o campeão no ano passado da Copa Brasil em Bragança Paulista -, o atleta venceu com o tempo de 2:41:24. “Comecei a passar mal nos últimos 5 km. Nos últimos 3, achei que ia desmaiar. Senti muito. Agora tenho de corrigir o que deu errado em termos de hidratação – carboidratos e sais minerais”, comentou. “Foi uma luta comigo mesmo, mas deu tudo certo. Agora sabemos o que precisávamos melhorar.”

Matheus elogiou o percurso e disse que fez uma preparação completa para a estreia nos 35 km. “Fiz tudo o que podia, com a ajuda do meu treinador Ivo da Silva e do pessoal de apoio, como a minha nutricionista Carol Patrioni, o meu clube, namorada e familiares, que vieram me apoiar aqui em Brasília.”

Max Batista Gonçalves dos Santos e Diego Pereira Lima, ambos do CASO-DF, terminaram em segundo e em terceiro lugares, com 2:43:26 e 2:48:20, respectivamente.

Por equipes, o CASO-DF venceu a categoria masculina, com 7 pontos, seguido da AABLU-SC, com 5, e da UCA-SC, com 2. Na feminina, Associação Fortes e Velozes-RJ foi a campeã, com 3 pontos, seguida do CASO-SF, com 2, e a AABLU, com 1.

Mais informações como resultados completos e participantes CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »