Paulo Paula é destaque do Brasil na Maratona de Sevilha

O etíope Gadisa Birhanu Shumie a e a queniana Jackline Chelai, que não estavam entre os favoritos, venceram na manhã deste domingo (19/2) a 38ª edição da Maratona de Sevilha, na Espanha, que reuniu cerca de 12.000 participantes e teve transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil nas plataformas YouTube, Facebook e TikTok da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Paulo Paula no Mundial do Oregon em 2022 (Foto: Carol Coelho/CBAt)

A prova de 42,195 km, válida pela série Elite da World Athletics Label Road Races, teve largada às 4:30, no horário de Brasília, no Paseo de Las Delicias, local também da chegada dos atletas. Sevilha foi a primeira maratona internacional transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, graças a um acordo firmado entre a CBAt e os organizadores da competição, com 3.400 visualizações e três de horas de duração, narração de Ennio Ricanelo, comentários de Renan Teles e coordenação de Rafa Bueno.

O brasileiro mais bem colocado foi Paulo Roberto Paula (São Paulo FC), de 43 anos, que completou o percurso em 2:10:28 na 27ª posição. O corredor mostrou mais uma vez a sua garra porque foi derrubado em um choque com adversário e mesmo assim voltou à prova.

“Estamos muito felizes com o resultado. Vou conversar com ele, mas acho que vai disputar mais uma maratona até 31 de maio, quando termina o prazo para a obtenção de índice para o Mundial de Budapeste”, comentou Luís Fernando Paula, treinador e irmão gêmeo de Paulo. “Ele deve entrar no Mundial por cota. De qualquer forma, o nosso grande objetivo é a Olimpíada de Paris, no ano que vem.”

Com o tempo de 2:10:28, o corredor paulista foi o primeiro colocado na categoria 40/45 anos. O seu recorde pessoal é de 2:09:51, obtido no ano passado, também em Sevilha.

Outros brasileiros também participaram da corrida. Justino Pedro da Silva (APA-Petrolina) completou a prova em 2:12:38 (44º lugar), enquanto seu companheiro de clube Joílson Bernardo, que estreou na maratona, obteve 2:15:04 (54º). Já Vagner Noronha (Fundo de Assistência ao Esporte) obteve o tempo de 2:17:10 (66º). No feminino, Mirela Saturnino (APA-Petrolina) correu os 42,195 km em 2:42:34.

Com paisagens bonitas, o circuito passou por lugares mais emblemáticos da cidade, como a Plaza de España, a Torre del Oro, a Giralda, o Parque de María Luisa ou La Maestranza. Gadisa Shumie venceu a prova com o tempo de 2:04:59, quebrando o recorde pessoal que era de 2:09:23, obtido no ano passado em Montreal, Canadá. Os etíopes Kabede Wami e Mekuant Ayenem ficaram em segundo (2:05:19) e terceiro lugares (2:0524).

Já Jackeline Chelai ganhou com 2:20:29. O melhor tempo anterior dela era 2:29:22, obtido em 2021 em Madri, Espanha. As etíopes Ayaba Mulisa e Urge Diro terminaram na segunda (2:21:54) e terceira colocações (2:23:05).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *