Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Líder do Ranking Mundial, Weslley Beraldo mostra confiança

A marca de 8,12 m (1.9), obtida no dia 11 de fevereiro, em São Bernardo do Campo (SP), na prova do salto em distância, encheu o paranaense Weslley Bevilaqua Beraldo (AA Paranavaí-PR) de confiança. O salto foi registrado no 1º Circuito Paulista Open, da Federação Paulista de Atletismo. Líder do Ranking da World Athletics de 2023, o atleta, de 23 anos, tem objetivos ousados nesta temporada.

Weslley, ao centro, no pódio do Circuito Open, em São Bernardo (Foto: Dino Cintra)

“Quero defender a seleção brasileira em todas as competições internacionais. Para isso, vou tentar o índice para o Campeonato Mundial de Budapeste (8,25 m). Vou treinar dobrado para buscar também o índice para a Olimpíada de Paris-2024 (8,25 m)”, disse o saltador. Para os Jogos Olímpicos, o prazo de obtenção da marca mínima vai de 1 de julho de 2023 até 30 de junho de 2024. “Além disso, com o meu resultado, acho que posso participar de algumas etapas da Liga Diamante.”

Líder também do Ranking Brasileiro de 2022, com 8,00 m (1.3), Weslley mora em Paranavaí, enquanto seu treinador, Dino Aguiar, vive em Bragança Paulista (SP), numa distância de cerca de 700 km. “Treino com o Dino desde março do ano passado. Eu gravo meus treinos técnicos e passo para ele pela internet. Ele corrige alguma coisa que faça errado e me devolve com suas observações”, contou. “Já fui algumas vezes para Bragança. O Dino me conhece bem, sabe do meu potencial e da minha técnica. Apesar da dificuldade, os resultados estão aparecendo.”

O atleta se mostra aliviado por outro grande motivo: está sem lesão. Ele sofreu com seguidas contusões de 2019 a 2021, depois de um período de 10 meses de treinamento em São Caetano do Sul (SP). “Eu não estava rendendo por causa da má alimentação e em 2018 resolvi voltar para casa. Depois disso, tive uma série de lesões, melhorava e piorava sempre, então foi um período bem sofrido”, lembrou.

Weslley começou no atletismo aos 11 anos, na cidade de Tamboara, que fica a 11 km de Paranavaí, com o incentivo de um amigo e do professor Leandro Lopes, que deu a base quando criança. “Em poucos anos já comecei a me destacar nas categorias iniciais. Foi aí que comecei a ter mais vontade de treinar. Depois fui para Paranavaí, onde conheci o professor Ademir Nicola, conhecido como Mimi, que me treinou e me incentivou muito”, disse.

Desta fase inicial, o atleta guarda com carinho o título de campeão da Gymnasíade (Mundial Escolar) da Turquia, em 2016. Antes de se dedicar ao salto em distância, fez provas combinadas e barreiras. Em 2018, foi campeão brasileiro sub-20, em Bragança Paulista.

O treinador Dino Aguiar também se mostra confiante. “Estamos apenas no início da temporada. Nossa expectativa é fazer o índice para o Mundial antes do Troféu Brasil de Atletismo”, disse, referindo-se à competição que será disputada de 6 a 9 de julho, em Cuiabá (MT). “Se tudo correr bem, ele vai conseguir. O nosso planejamento é que ele salte dia 11 de março, numa competição da Federação Paulista de Atletismo.”

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »