Suspensa a participação do Brasil no Mundial de Cross Country

As dificuldades na obtenção de visto de entrada na Austrália impediram a viagem da delegação brasileira para Bathurst, onde será realizado no sábado (18/2) o Campeonato Mundial de Cross Country. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) envidou todos os esforços para que Fábio Jesus Correia, Maria Lucineida Moreira e Gabriela de Freitas Tardivo representassem o País na competição.

Um atleta teve o visto negado e outros dois, assim como o treinador Elvis Conceição de Santana, não conseguiram a liberação a tempo do embarque porque o sistema ainda apresentava a mensagem de processo em análise. Somente o fisioterapeuta Marcos Vitullo e o chefe da equipe André Schiek tiveram seus vistos concedidos, embora todos os integrantes da delegação tenham solicitado visto na mesma data.

Os três atletas se classificaram para o Mundial no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, realizado no dia 22 de janeiro na cidade mineira de Poços de Caldas – os três com passagens aéreas e hospedagem bancadas pela World Athletics, como campeões de área. 

A CBAt iniciou os trâmites de inscrição imediatamente após o resultado do Sul-Americano, solicitando a carta convite da World Athletics para a obtenção dos vistos. Toda a documentação solicitada no manual técnico foi enviada ao Comitê Organizador do evento dentro do prazo previsto em regulamento, que prevê a responsabilidade de emissão de carta convite e garantia de agilidade no processo para obtenção de visto junto ao órgão consular. 

Após o conhecimento da morosidade do processo de obtenção dos vistos, foram feitas gestões diretamente com o Comitê Organizador. Também foram acionados membros da World Athletics, bem como o presidente do Atletismo Sul-Americano. 

Tentativas ainda foram feitas diretamente junto ao Consulado Australiano em São Paulo, à Embaixada em Brasília e ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil. 

Diante do cenário, a Companhia Aérea, por regras internacionais não permitiria o embarque da delegação sem os referidos vistos e pela indisponibilidade de opções para a troca das passagens aéreas, ficou inviável o embarque. 

Todos os esforços foram feitos e infelizmente não foram suficientes para garantir a emissão dos vistos para que a delegação pudesse viajar completa. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições. 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *