Taça Brasil Máster dá lições de vida em Bragança Paulista

A II Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo receberá neste sábado e domingo (dias 5 e 6/11) cerca de 450 atletas com mais de 30 anos (pré-máster) e de 35 anos (máster). A competição será disputada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A competição será aberta às 7:30 deste sábado, com a disputa dos 10.000 m masculino (60+). A última prova do programa horário é a dos 3.000 m marcha atlética masculina, final por tempo, de todas as categorias, a partir das 16:05 de domingo.

O público não precisa da apresentação de ingresso. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063 – Bairro do Campo Novo, em Bragança. Outro modo de acompanhar é pelo YouTube da CBAt, que transmitirá todas as provas da competição.

Seijun Maedo
(Wagner Carmo/CBAt)

Verdadeiras lições de vida serão dadas neste fim de semana. Entre os inscritos, por exemplo, estão dois atletas de 94 anos: Seijun Maedo e Marinalva Maria de Brito, ambos da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo (ANASP), nos 800 m, 1.500 m e 5.000 m. Nascido no arquipélago de Okinawa, no Japão, no dia 13 de março de 1928, Maedo venceu no ano passado os 5.000 m da Taça Brasil, também disputados em Bragança Paulista, recebendo aplausos do público.

A competição terá ainda nomes consagrados do esporte como Conceição Geremias, de 66 anos, e Henrique Martins, de 44. Atleta olímpica em Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988, Conceição está inscrita no arremesso do peso, lançamento do dardo e salto em altura.

Atleta da Associação Cultural e Esportiva Campeã (Acecamp), da qual é presidente, ela está pronta para competir. “Este ano tive algumas dificuldades, perdi alguns treinos, mas faço questão de participar e tentar o meu melhor”, disse a campeã dos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983, no heptatlo.

Conceição Geremias
(Wagner Carmo/CBAt)

Já Henrique, nascido a 2 de janeiro de 1978, está inscrito no salto com vara, no sábado, e no triplo, no domingo. Ele resolveu participar para acompanhar um aluno. “Vou competir mais para acompanhar um aluno meu particular que irá fazer a primeira vez salto com vara. Ele começou a treinar há 2 meses, tem 41 anos e nunca fez atletismo na vida”, disse, referindo-se a Jonas Rinaldelli, sócio do Pinheiros. “Estou querendo mostrar que o salto com vara é igual a aula de judô, natação, karatê… Pode ser feito depois de mais idade.”

Outro atleta de destaque inscrito é Renato Couto Deodato, de 57 anos, que coleciona medalhas e rotina puxada: treina corrida de três a quatro vezes na semana, sem treinador. Em 1994, ele teve diagnóstico de leucemia mieloide crônica, um tipo raro de câncer no sangue. Fez transplante e virou corredor e nadador. Está inscrito nos 800 m, 1.500 m e 5.000 m.

Outra ação importante do evento é a Campanha de Doação de Alimentos, que ocorrerá sábado e domingo. A CBAt sugere que os participantes ou familiares doem 1 kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado a entidades sociais.

A Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo (ANASP) foi a campeã de 2021 por pontos no masculino (531), feminino (286) e geral (817 pontos). A CMC UCA foi a vice-campeã nas três categorias (438, 181 e 619, respectivamente). Já a CF2V/ABM ficou em terceiro no masculino (384) e no geral (497). No feminino, a APRAM terminou na terceira colocação (167 pontos).

Mais informações como programa horário e participantes CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *