Caio Bonfim e Gabriela Muniz brilham na marcha do Troféu Brasil

Duas provas, duas vitórias e dois recordes do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, em Cuiabá. Essa é a campanha dos marchadores Caio Bonfim e Gabriela Muniz, ambos do CASO-DF, na competição. Depois de vencerem os 20 km na quinta-feira, os dois atletas ganharam na manhã desde domingo (9/10) as provas dos 35 km, disputadas num circuito de 1 km montado na Avenida Parque do Barbado, Jardim das Américas, na capital mato-grossense.

Caio ganha também os 35 km, com recorde da competição (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Caio Bonfim, que já está qualificado para o Mundial de Budapeste e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, completou as 35 voltas no circuito em 2:34:47. O recorde anterior era do próprio Caio, com 2:41:27, estabelecido em Bragança Paulista (SP), em 2021.

“Entrei para manter um ritmo, mas a competitividade não deixa. Acabei forçando na parte final da prova e saiu o recorde”, disse Caio, que disputou a sua última competição antes do Mundial da Hungria, que será realizado de 19 a 27 de agosto.

No dia 22 de julho, está previsto seu embarque para a Espanha, onde fará um camping de treinamento em altitude em Sierra Nevada. Com isso, o brasiliense de 32 anos não participará do Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. “Estou bem treinado e na Europa faremos os ajustes finais”, completou Caio, que contou com o apoio da esposa Juliana e dos filhos Miguel, de 4 anos, e Theo, de 1 ano e oito meses, além dos pais e treinadores João Sena e Gianetti Bonfim.

Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) conquistou a medalha de prata, com 2:42:59, e o bronze ficou com Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC), com 2:43:34. Atleta olímpico em Tóquio, assim como Caio, Matheus abriu mão de participar do Sul-Americano. Ele viaja para a China no dia 27 de julho para disputar os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, de 28 de julho a 8 de agosto. “Os 35 km do Troféu Brasil foi um treino de luxo”, comentou. Na China, disputará os 20 km, prova em que foi vice-campeão em Cuiabá.

No feminino, Gabriela Muniz completou a distância, sob sol forte e calor de 25 graus, em 3:01:16, superando o recorde da competição, que pertencia a Viviane Santana Lyra, com 3:05:00, desde 2021, em Bragança Paulista. “Meu objetivo era ganhar os 35 km também e marchei para isso”, disse Gabi, que disputou a segunda prova de 35 km da carreira. “Estou animada agora para disputar o Sul-Americano. Fiz uma base boa e treinamentos muito bons.”

A treinadora Gianetti Bonfim ficou muito satisfeita com o desempenho dos dois campeões e elogiou especialmente Gabriela, uma jovem de 21 anos, que tem se superado a cada temporada. “Costumo dizer que ela é um Caio de saias. Acho que ela tem condições de se classificar para o Mundial pelo Ranking de pontos da World Athletics.”

Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) terminou em segundo lugar, com 3:11:26, seguida de Elianay Santana Barbosa (CASO-DF), com 3:19:47.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *