A adidas anunciou o lançamento do seu mais novo tênis de corrida, porém seu uso ficará restrito às práticas esportivas amadoras, uma vez que sua tecnologia quebra o regulamento que limita a apenas uma placa de carbono na entressola do tênis, o novo Adizero PRIME X 2 STRUNG possui duas. Além disso, o novo tênis trás pela primeira vez três camadas com 5 centímetros de amortecimento Lighstrike Pro.
O novo tênis segue uma linha que já foi adotada por outras grandes marcas do mercado como a Nike e New Balance, com o lançamento de tênis super tecnológicos que infringem as regras impostas pela World Athletics. Esse tipo de abordagem é perfeito para atrair o principal consumidor do produto: os praticantes casuais e amadores, afinal qualquer entusiasta adoraria um tênis super tecnológico, leve, confortável e que melhore seu desempenho.
As regras internacionais sobre o uso dos tênis durante provas e competições de elite se tornaram mais rígidas a partir de 2020, justamente quando os novos tênis que contavam com a tecnologia das placas de carbono foram lançados, a World Athletics que é responsável pela legislação e controle dessas regras também aplicou limites em todos os calçados usados em modalidades que envolvem o atletismo e tbem seguidos pela organização do Triathlon, essas regras começaram a ser discutidas quando Eliud Kipchoge desafiou a barreira das duas horas em uma maratona.
A placa de carbono ajuda na impulsão durante a corrida, fazendo com que durante o movimento de empurrar o chão, a placa de carbono sirva como uma alavanca, fazendo com que ganhe mais amplitude e velocidade. Infelizmente dessa vez os atletas de elite não poderão usar nas competições a mais nova criação da marca alemã, mas o consumidor já pode adquirir o Adizero Prime X 2 Strung no site da Adidas, que está disponível para os membros do AdiClub.