Treinadoras comemoram convocação para Ibero-Americano

Três mulheres integram a Comissão Técnica, formada também por três homens, para a primeira edição da competição marcada para Lima, no Peru, de 15 a 17 de setembro; o Brasil participará com 20 atletas

Alberto e a tia e treinadora Andrea Brito
Foto: Marcos Rodrigues/CBAt

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou os treinadores para compor a Comissão Técnica da seleção que disputará a primeira edição do Campeonato Ibero-Americano Sub-18, que será disputado de 15 a 17 de setembro, em Lima, no Peru. E entre os seis convocados três são mulheres, todas estreantes na seleção e com os mesmos sentimentos: gratidão e felicidade pelo reconhecimento do trabalho que vêm fazendo nas categorias de desenvolvimento do atletismo nacional.

Aline da Silva (Orcampi-SP), Andrea Maria Pereira Britto (Nipo Brasileira de Araçatuba-SP) e Maria Lúcia de Araújo (AABB-RN) foram chamadas para compor a Comissão Técnica ao lado de Jeferson Bagatoli (Rio do Sul-SC), Rogério Sousa Novaes (AD Centro Olímpico-SP) e Yuri Ventura Faustino da Silva (SESI-SP). 

Aline da Silva, 35 anos, é treinadora de Victor Elias Lino Chaves dos Santos, vice-campeão brasileiro dos 110 m com barreiras e dos 400 m com barreiras, e Henrique Rodrigues Pinto, campeão brasileiro do decatlo. “Estou muito feliz e ansiosa. São dois atletas com potencial muito grande”, disse Aline, treinadora há três anos, mas com a vivência de ter sido atleta e professora nas escolinhas do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL)/Orcampi desde 2013.

“Comecei na Escola de Formação com os mais novinhos e em 2020 surgiu a oportunidade para eu ter o meu grupo de treinamento. Tenho me dedicado, estudado e tem sido maravilhoso – é correr atrás de fazer o trabalho dar certo no desenvolvimento, com o sub-18 e o sub-20. Precisa estudar e manter a cabeça no lugar para trabalhar com essa faixa etária”, disse Aline. Além dos aspectos físicos, observa que nesta categoria conta também o apoio psicológico.

“O Henrique tem experiência em Sul-Americano e o Victor compete pela primeira vez, mas tanto para eles quanto para todos os atletas do Brasil a expectativa é boa e que a gente saia vitorioso das provas em que vamos participar”, completou.

Sobre a presença de mulheres treinadoras nas seleções, numa política de equidade que a CBAt vem adotando já há alguns anos, disse que sonha e trabalha para se destacar no nível nacional e internacional. “Estou no atletismo desde os 7 anos e sempre teve muito mais treinadores, mas isso vem mudando no mundo e no Brasil. Ainda é discrepante no alto rendimento, mas estamos fazendo de tudo para mudar e eu quero fazer parte disso”, ressaltou Aline.

Andrea Maria Pereira Brito, 49 anos, que também foi atleta – competiu entre 1994 e 2013 -, é outra estreante na seleção. Andrea colocou dois campeões brasileiros Alberto Rodrigues dos Santos Filho, no lançamento do disco, e Alessandro Borges Soares, no arremesso do peso na equipe que vai ao Ibero. Alberto, medalha de prata na prova no Brasileiro Sub-18, também se qualificou para disputar o peso.

“Atuo como treinadora desde 2014, em Araçatuba, e amo o que faço, que é ensinar a crianças e jovens o que aprendi quando fui atleta com os técnicos que me ensinaram. É prazeroso, principalmente vendo os resultados do trabalho”, disse Andrea, de apelido Saúde, que acredita numa boa atuação do Brasil. “Estamos indo com nossos melhores atletas. Vamos brigar com garra e força de vontade. As expectativas são as melhores, estou ansiosa para essa minha primeira seleção”, completou.

Maria Lúcia de Araujo, de 59 anos, comemorou a convocação. “Estou me sentindo muito feliz, só gratidão!”, afirmou. É treinadora há 35 anos e foi chamada pela primeira vez para integrar uma seleção. “Atuo no trabalho de iniciação e vários atletas já se destacaram. Já ganhei diversas medalhas, assim como meus atletas.” 

Maria Lúcia treina Fred Martins de Araújo Júnior, do salto em altura, um dos atletas de Currais Novos (RN) na seleção. “Ele está muito bem fisicamente e acredito que pode ter um bom resultado”, destacou. Também aposta numa boa campanha da seleção brasileira. “O Brasil está indo com a sua melhor equipe, com os melhores resultados para trazer muitas medalhas.”

A Seleção Brasileira no Ibero

Feminino
Luiza Camargo Batista (SESI-SP) – salto com vara
Amanda Miranda da Silva (PM Cianorte-PR) – 400 m com barreiras – 400 m
Samanta Santos Lopes (AE Taubaté de Atletismo-SP) – disco – peso
Beatriz Camargo Monteiro (ASPMP-SP) – 100 m com barreiras
Pietra Campbell Simões (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 100 m com barreiras
Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) – salto em altura


Masculino
Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Nipo-Brasileira/Araçatuba-SP) – peso – disco
Murilo Henrique dos Santos (SESI-SP) – salto em distância
Vinícius de Brito (Acarisul-SC) – 110 m com barreiras – 400 m com barreiras
Alessandro Borges Soares (Nipo-Brasileira/Araçatuba-SP) – arremesso do peso
Victor Elias Lino Chaves (Orcampi-SP) – 400 m com barreiras
Fred Martins de Araújo Júnior (AABB/Currais Novos-RN) – altura
Luís Felipe Abílio Barbosa (IPEC-PR) – lançamento do martelo
Carlos Eduardo Lara Domingos (AD Centro Olímpico-SP) – 400 m
Gustavo Almeida da Silva (AD Centro Olímpico-SP) – 2.000 m com obstáculos
Henrique Rodrigues Pinto (Orcampi-SP) – decatlo
Luís Henrique Miranda Alves (URPCEAM-AM) – lançamento do dardo
Eric Guedes Cardoso (AA Paranavaí-PR) – salto em altura
Paulo Henrique Pedroso Batista (Jaraguá do Sul-SC) – 200 m
Vinícius Moraes Costa (ABDA-SP) – 800 m

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *