Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha acontece este final de semana e terá muitas atrações

O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) é o grande destaque da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que será disputada a partir das 7 horas deste domingo (5/3), em Brasília (DF). O circuito será montado no Eixão Sul entre as quadras 202/102 – o prédio da matriz da Caixa Econômica Federal e o Hospital de Base de Brasília. A competição terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Caio Bonfim inicia temporada pela Copa Brasil, em busca de seu 12º título (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017, o marchador está em busca nada menos do que o seu 12º título adulto da competição. Aos 31 anos, ele disputará a prova dos 20 km, depois de ter vencido no ano passado, em Bragança Paulista (SP), os 35 km.

Caio Bonfim é também recordista brasileiro dos 20 km, com o tempo de 1:18:47, obtido em 2019, em La Coruña, na Espanha, e dos 50 km, alcançado com o nono lugar nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, com 3:47:02. O tempo dos 20 km é o segundo melhor no Ranking Sul-Americano de todos os tempos, ficando atrás apenas do equatoriano Jefferson Pérez, um fenômeno, campeão olímpico em Atlanta-1996 e tricampeão mundial, que tem 1:17:21 como recorde continental, obtido em Paris, em 2003.

Na Olimpíada do Rio-2016, Caio conseguiu a quarta colocação nos 20 km, ficando muito perto de uma posição no pódio, no circuito montado na região do Recreio dos Bandeirantes.

Caio foi vice-campeão do Race Walking Tour 2022, segundo divulgação da World Athletics. A entidade leva em conta os três melhores resultados no circuito de marcha atlética, que é comparado em termos de importância com a Liga Diamante das provas de pista. O brasiliense venceu o GP de Podebrady, na República Checa, no dia 2 de abril, com 1:18:51, ficou em terceiro lugar no GP de La Coruña, na Espanha, no dia 28 de maio, com 1:20:14, e terminou na sexta colocação no Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, no dia 15 de julho, com 1:19:51 – todos os resultados em provas de 20 km.

Destaques Masculinos
Além de Caio Bonfim, os principais atletas da categoria masculina do País na especialidade estão inscritos na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética.

Matheus foi a Brasília para treinar com Caio; Lucas Mazzo também compete na Copa Brasil (Foto: Carol Coelho)

Como ídolo Caio, influencia vários atletas, com seu jeito cordato em nome da evolução da marcha no Brasil. Um exemplo disso é que o catarinense Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) está desde segunda-feira (27/2) treinando em Sobradinho (DF) ao lado de Caio. “Ele realmente é uma referência. Estou terminando a preparação para a Copa Brasil e é muito legal treinar com a equipe do CASO”, disse o catarinense de 23 anos, que integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 e no Mundial do Oregon-2022 e treina com Ivo da Silva em Blumenau.

“Meus planos para a temporada são competir nos 35 km, mas não deixar de participar das provas de 20 km também. Então a ideia é classificar para o Mundial de Budapeste nas duas provas”, comentou, referindo-se ao principal evento do atletismo de 2023, marcado para o período de 19 a 27 de agosto, na Hungria.

“O meu foco deste ano também está voltado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Ainda tenho certa insegurança em relação aos 35 km, pois a World Athletics, junto com o Comitê Olímpico Internacional, ainda não divulgou como funcionará efetivamente a forma de classificação e composição de equipes para os Jogos de Paris-2024, visto que a prova de 35 km será mista (1 homem + 1 mulher)”, concluiu o atual campeão da Copa Brasil dos 20 km – Caio venceu em 2022 a prova dos 35 km. O torneio de atletismo do Pan será disputado entre 29 de outubro e 5 de novembro.

Outro representante brasileiro na Olimpíada de Tóquio e no Mundial do Oregon, confirmado em Brasília, é Lucas Mazzo (CASO-DF). “Eu fiz um trabalho de base muito bom, priorizando ainda mais minha técnica. Estou muito bem, ano passado não obtive bons resultados por conta de algumas lesões, mas esse ano as coisas estão diferentes e me sinto muito melhor”, comentou o paulista de 28 anos, que treina ao lado de Caio, sob a orientação de João Sena e Gianetti Bonfim. “Quero buscar um bom tempo na Copa Brasil e seguir em frente para o Mundial e o Pan.”

Destaques femininos

Entre os destaques femininos está Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), campeã dos 20 km no ano passado, em Bragança Paulista (SP). Gabi, como é conhecida, completou a prova em 1:46:07.

Gabi Muniz está bem e feliz com competição em casa (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

“Estou me sentindo muito bem para a Copa Brasil. Este ano, a competição será em casa, então fizemos a melhor preparação possível para a prova” comentou a atleta, de 20 anos, nascida em Brasília. “Os objetivos para a temporada é poder melhorar as minhas marcas e classificar para o Campeonato Mundial Adulto de Budapeste, Hungria, em agosto. Os índices exigidos pela World Athletics são de 1:29:20, nos 20 km, e de 2:51:30, nos 35 km.

“A Gabi está muito bem, em plena forma. Temos destaques em todas as categorias”, comentou Gianetti Bonfim, treinadora da atleta que treina em Sobradinho, junto com uma equipe muito forte, liderada por Caio Bonfim, medalha de bronze no Campeonato Mundial de Londres-2017, nos 20 km.

Outros destaques da competição no feminino são as integrantes do pódio do ano passado nos 35 km: Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), Viviane Santana Lyra (Associação Fortes e Velozes-RJ) e Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC). Nos 20 km, além de Gabriela Muniz, foram ao pódio Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMELJ-PR) e Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC).

“Vamos abrir a temporada 2023 na Copa Brasil. Os principais objetivos para o ano são disputar o Campeonato Mundial de Budapeste (em agosto) e os Jogos Pan-Americanos de Santiago (outubro e novembro), visando boas marcas, colocações e a classificação olímpica para Paris-2024”, disse Viviane, de 29 anos.

Erica não participa da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha , mas ja tem prova marcada

A pernambucana Érica Sena está de volta às competições. Atleta do Pinheiros-SP abriu mão do Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, para viver a gravidez de Kylian Andrés, nascido no dia 14 de junho de 2022, em Cuenca, Equador, onde a brasileira mora. É casada com o treinador e atleta Andrés Chocho.

Érica Sena competirá dia 25 de março, em Dudince, na Eslováquia (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A principal marchadora da história do Brasil por seus resultados, planeja sua volta às competições no GP de Dudince, na Eslováquia, no dia 25 de março, na prova dos 35 km. Por isso, não participará da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha, no dia 5 de março, em Brasília. A competição, que abrirá a temporada nacional de 2023 da especialidade, recebeu a confirmação de participação de 77 atletas, de 21 clubes, de nove Estados e do Distrito Federal.

Érica é uma das atletas mais vitoriosas na América do Sul na modalidade: recordista brasileira dos 20 km marcha, com 1:26:59, obtido em Londres-2017, além dos 10.000 m (43:41:30), dos 10 km (43:03), e dos 20.000 m (1:30:51.97).

“Estamos indo com calma nos treinos, com muita vontade de voltar a competir forte. Nosso objetivo principal são os Jogos Olímpicos de Paris-2024”, lembrou a atleta de 37 anos. 

“Estou num momento diferente, porque tenho um pequenino que depende de mim. Agora estou tendo ajuda da minha irmã mais velha, a Ângela, que veio do Brasil. Está um pouco mais fácil porque vou despreocupada ao treino – sei que ele está em boas mãos.”

Érica voltou a treinar após dois meses do nascimento de seu filho. “Meu parto foi cesariana e a recuperação foi um pouco lenta. Fiz muita fisioterapia pós-parto para fortalecer o meu abdômen novamente”, comentou. 

A brasileira espera fazer uma boa competição no GP de Dudince. “Gostaria muito de obter índice para o Campeonato Mundial de Budapeste, em agosto, mas quero ir com calma, respeitando o meu corpo e o processo. Apesar de toda dificuldade estou muito contente com os resultados que estou alcançando.”

A Copa Brasil, competição que abrirá a temporada nacional de 2023 da especialidade, recebeu a confirmação de participação de 77 atletas, de 21 clubes, de nove Estados e do Distrito Federal.

Programa Horário da competição

6:45 – Cerimônia de abertura

7:00 – 35 km Feminino Adulto

7:05 – 35 km Masculino Adulto

7:30 – 20 km Feminino Adulto

7:35 – 20 km Masculino Adulto

8:45 – 10 km Feminino Sub-20

9:00 – 10 km Masculino Sub-20

9:15 – 10 km Masculino Sub-18

9:45 – 5 km Feminino Sub-18

10:30 – 5 km Masculino Sub-16

10:45 – 3 km Feminino Sub-16

Mais informações – CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *