Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Duplantis ultrapassa 6,22 metros, para bater seu sexto recorde mundial

O sueco Armand (‘Mondo’) Duplantis, de 23 anos, campeão mundial e recordista do salto com vara bateu neste sábado – pela sexta vez na carreira – o seu próprio recorde mundial do salto com vara ao ar livre, ao transpor o sarrafo colocado a 6,22 metros em Clermont-Ferrand (França), no Meeting ‘All Star Perche’.

Armand ‘Mondo’ Duplantis em ação para 0s 6,22m (© Gaëlle Mobuchon)

‘Mondo’ já tinha tentado em fevereiro, em Uppsala, sem êxito, atingir a marca, ficando em 6,10 m, o seu melhor da época, ainda assim. Oito dias depois, voltou a mandar colocar o sarrafo nos 6,22 m em Berlim, mas derrubou as três tentativas, vencendo com 6,06 m.

Agora, acrescentou mais um centímetro aos 6,21 m que saltara no Campeonato do Mundo de 2022, no Oregon (EUA), à terceira (e última) tentativa, para delirio do público francês.

Duplantis iniciou em Clermont-Ferrand a 5,71 m, que passou ao primeiro salto. O mesmo fez aos 5,81 m, e à segunda tentativa também os 5,81 m ficaram para trás. E quando passou 6,01 m à primeira tentativa, tinha a vitória na prova garantida… e partiu para tentar o recorde. Derrubou nas duas primeiras tentativas, mas à terceira a festa explodiu: foi a 60.ª vez na carreira que Duplantis passou 6 metros ou mais!

O australuano Kurtis Marshall, campeão dos Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica), foi segundo classificado no concurso do salto com vara, atrás de Duplantis, ao superar 5,91 m, nova sua melhor marca pessoal, enquanto o neerlandês Menno Vloon foi terceiro, com a mesma marca. Nas mulheres, no salto com vara, a vitória foi para a checa Amalie Svabikova, com 4, 66m.

A primeira vez que Duplantis se tornou recordista o mundo foi em há três anos: em fevereiro de 2020, em Torun (Polónia), saltou 6,17 m e ultrapassou o melhor registo do planeta o francês Renaud Lavillenie’s (6,16 m). Uma semana depois, já passava os 6,18 m em Glasgow (Escócia).

O 6,19 m foi a altura transposta a 7 de março de 2022, no Meeting Indoor de Belgrado (Sérvia), e a 20 de março do mesmo ano Duplantis superou 6,20 m, nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, também na capital da Sérvia. Em julho de 2022, passou 6,21 para se sagrar campeão mundial com novo recorde do planeta no Oregon (EUA).

Veja o salto no ‘tweet’ abaixo, compartilhado pela World Athletics:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »