Piu sofre lesão no joelho e vai operar

Atual campeão mundial e medalhista olímpico nos 400m com barreiras, Alison dos Santos sofreu uma grave lesão no joelho direito durante treinamento na última segunda-feira e vai passar por cirurgia. Por isso, ficará afastado por tempo indeterminado. As informações inicialmente foram passadas por Marcel Merguizo, do ge.globo, e confirmadas pelo Pinheiros, clube do atleta.

Alison dos Santos (Carol Coelho/CBAt)

Alison fazia exercícios de alongamento e mobilidade após a sessão de treinamento no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, quando sentiu dores no joelho direito. Exames detectaram o rompimento do menisco lateral, numa grande lesão chamada de “alça de balde”. Dessa forma, Piu passou por ressonância magnética e, agora, precisará ser submetido a cirurgia.

Ainda não é certo qual é o procedimento cirúrgico exato pelo qual Alison passará. A data da operação, portanto, ainda é incerta, mas deverá acontecer em breve, conforme apurado pelo ge. A depender do tipo da cirurgia, o tempo de recuperação pode demorar de quatro semanas até quatro meses. Cabe destacar que o Mundial de Atletismo está previsto para ocorrer no fim de agosto.

Campeão mundial e medalhista olímpico, Alison dos Santos tem 22 anos e hoje é uma das grandes estrelas do esporte mundial. Ele recebeu o troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB, na última semana, e se preparava para embarcar para os Estados Unidos, onde passaria a morar e treinar para a Olimpíada de Paris 2024.

O campeão mundial dos 400m com barreiras tinha plano de passar a temporada nos Estados Unidos, em Clermont, na Flórida, em centro de treinamento ligado à Adidas, sua patrocinadora. A ideia era ficar lá até o fim da temporada, em outubro, com os Jogos Pan-Americanos. Além de Piu, também iriam Siqueira e o barreirista Rafael Pereira. Esse plano foi abortado, por enquanto.

A equipe médica do COB, que acompanha Piu de perto, está avaliado se é necessária a sutura (costura) do menisco, ou uma raspagem, que demandaria bem menos tempo de recuperação. Caso ocorra a sutura, serão pelo menos quatro meses fora das pistas.

Piu ficaria com prazo apertado para disputar o Mundial de Atletismo, que vai acontecer em agosto, em Budapeste, na Hungria. O brasileiro, que venceu a edição de 2022 no Oregon, nos EUA, tinha como meta repetir o feito e tentar o recorde mundial. (Demétrio Veccioli/Folhapress)

Piu manda recado aos fans

Em suas redes sociais, o Pinheiros confirmou a lesão de seu atleta. O clube se colocou à disposição de Alison, informando que ele está acompanhado da equipe médica do COB. Junto à publicação, o Pinheiros também inseriu um vídeo do corredor se pronunciando sobre o assunto.

“Nesta semana, senti o meu joelho e tive uma lesão. Mas nada é impossível de se tratar. Quero agradecer a todos que estão comigo neste momento, mandando mensagens e boas energias, fazendo o possível para me confortar um pouco diante dessa situação”, disse Alison.

Quando você recebe a notícia, é um baque, mas estamos planejando tudo certinho. Quero agradecer também ao COB, que está ‘salvando muito a vida’, e dizer que estou bem. Vida que segue. Vamos continuar no foco, nada muda. Temos nossos objetivos neste ano e no ano que vem também, então conto com vocês. Vamos passar por essa juntos!”, finalizou.

Fontes: Folha, Olimpiada todo Dia, O tempo e CBAt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *