Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo é exemplo de amor ao esporte

A Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada no sábado (5/11) e domingo (6/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), reunirá atletas de mais de 30 anos no pré-másters até quase 100 anos, num evento realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com a Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM).

Siujun Maedo
(Wagner Carmo/CBAt

Uma das atrações, com certeza, será o japonês Seijun Maedo, da ANASP. Ele chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, e ainda não fala bem o português. Começou no atletismo após se aposentar, há apenas 11 anos. “Aprendi que, com uma alimentação saudável, poderei continuar participando dessas provas por muitos anos. Como pouca carne e muita fruta e verdura para me manter como corredor”, explicou o veterano, inscrito nas provas dos 800 m, 1.500 m e 5.000 m.

Nascido no arquipélago de Okinawa, no dia 13 de março de 1928, Maedo venceu no ano passado os 5.000 m da Taça Brasil, também disputados em Bragança Paulista, com 9:10.54, recebendo aplausos do público.

A família Maedo resolveu deixar o Japão em 1955. Ela se instalou inicialmente na Bolívia. Em 1958, mudou-se para São Paulo. O veterano começou no atletismo aos 40 anos por causa de uma bronquite asmática. Desde então dedicou-se às provas dos 400 m, 800 m, 1.500 m e 5.000 m. “Gosto de correr e a corrida me faz muito bem”, disse Maedo, com ajuda da filha Meire na tradução do japonês. “Acho que ganhei mais de 900 medalhas nesse tempo todo.”

Mesmo com 94 anos, Seijun Maedo ainda continua trabalhando como massagista. Tem alguns clientes até no interior do Estado. Ele se aposentou no Instituto de Fisioterapia de São Paulo, mas faz questão de manter-se na ativa.

A Taça Brasil Máster será aberta às 7:30 do sábado, com a disputa dos 10.000 m masculino (60+). A última prova do programa horário está marcada para as 16:05 de domingo, com a disputa da final dos 3.000 m marcha atlética, na categoria masculina, reunindo todos os atletas por idades.

A ANASP (Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo) foi a campeã por pontos da Taça Brasil Máster de 2021 no masculino (531), feminino (286) e geral (817 pontos). A CMC UCA foi a vice-campeã nas três categorias (438, 181 e 619, respectivamente). Já a CF2V/ABM ficou em terceiro no masculino (384) e no geral (497). No feminino, a APRAM terminou na terceira colocação (167 pontos).

Mais informações. CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desafio CPB/CBAt de atletismo marca estreia de 114 atletas paralímpicos em 2024 no CT O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe 114

Leia mais »