Jovens atletas são atração no Troféu Brasil Caixa de Atletismo

12 d setembro d 2018 às 5:25 pm
O Troféu Brasil Caixa de Atletismo é a principal competição do País e reúne os atletas de dos principais clubes.

Paulo André, campeão dos 100 m de 2017 (Wagner Carmo/CBAt)

A competição, porém, considerada a mais importante das disputas interclubes de Atletismo da América Latina, serve também como trampolim para uma jovem geração confirmar sua presença entre as estrelas do esporte. Isso poderá ser comprovado de sexta-feira (dia 14) a domingo (16), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, onde a competição será disputada.

A ENTRADA NO ESTÁDIO SERÁ LIVRE PARA O PÚBLICO.

Aos 20 anos, Paulo André de Oliveira (Pinheiros), por exemplo, busca o bicampeonato do torneio. Líder do Ranking Brasileiro, com 10.06 (O.2), está pronto para enfrentar outros jovens como Jorge Henrique Vides e Derick Souza (ambos do Pinheiros), que têm as marcas de 10.08 e 10.10 em 2018. O trio está entre as esperanças para as competições de 2019 e, acima de tudo, para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

No feminino, Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed), de 22 anos, também entra na competição como favorita nos 100 e nos 200 m. Ela é líder no ranking brasileiro dos 100 m (11.03) e dos 200 m (22.87) e venceu recentemente as duas provas no Campeonato Ibero-Americano de Trujillo, do Peru, e integrou o revezamento 4×100 m campeão da Copa Continental de Ostrava, na República Tcheca.

Paulo André, Derick e Vitória estão entre os convocados para o Campeonato Sul-Americano Sub-23, que será disputado em Cuenca, no Equador, nos próximos dias 29 e 30.

Outros atletas mais jovens ainda estão confirmados no Troféu Brasil. Entre eles, alguns convocados para os Jogos Olímpicos da Juventude, cujo torneio de Atletismo será disputado de 11 a 16 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

Os convocados são da categoria sub-18, mas já participam de competições adultas. Lucas Conceição Vilar (Águias Guariba-SP), nos 200 m Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC), nos 400 m Letícia Maria Lima (CT Piauí- PI), nos 100 e 200 m Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP), nos 400 m com barreiras Letícia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP), nos 3.000 m com obstáculos e Nerisnélia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT), no salto triplo. Todos eles vão medir força com adversários mais experientes como preparação para os Jogos.

O Congresso Técnico do torneio será realizado às 15 horas desta quinta-feira (13), no Auditório do CISEM – Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade, que fica na Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho, 42, Jardim Júlio Mesquita, também em Bragança Paulista.

Já o CNDA fica na Estrada Municipal Antonio Franco de Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, com acesso pela Rodovia Alquindar Monteiro Junqueira – km 50,5.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo é realizado pela CBAt, co-organizado pela FPA, com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Mais informações clique aqui

Eleições de representantes

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo, o principal evento do calendário nacional do esporte, ganhou mais um motivo de importância. Durante o evento, que será disputado de sexta-feira (dia14) a domingo (16), em Bragança Paulista (SP), serão eleitos os representantes dos atletas, treinadores e árbitros para a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo, seguindo o novo estatuto da entidade, aprovado em junho, segundo a Portaria 115 do Ministério do Esporte.

As candidaturas foram homologadas nesta segunda-feira (dia 10), em reunião realizada pela Comissão Eleitoral na sub-sede da CBAt, na Vila Mariana, na capital paulista. Pelas regras aprovadas, serão eleitos nove atletas – cinco homens e quatro mulheres -, dois treinadores – um de cada gênero – e dois árbitros – também um no masculino e um no feminino.

A eleição será presencial e realizada em urnas que serão disponibilizadas no Centro Nacional do Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em cabines específicas para atletas, treinadores e árbitros. Na sexta-feira (14) e sábado (15), a votação estará liberada das 09 às 17 horas. No domingo (16), das 09 às 12 horas.

A CBAt alerta que todos os atletas, técnicos e árbitros em situação regular podem votar, independentemente de estarem atuando no Troféu Brasil Caixa.

As candidaturas aprovadas entre os atletas são as seguintes: Sandro Ricardo Rodrigues Viana, Gladson Alberto Silva Barbosa, Paulo Roberto de Almeida Paula, Diogo Dias Gamboa, Hederson Alves Estefani, Joana Ribeiro da Costa, Kauiza Moreira Venâncio, Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski e Eloah Caetano Scramin.

Os treinadores que concorrem ao pleito são Cleberson Lopes Yamada, Clodoaldo Lopes do Carmo, Alex Sandro de Jesus Lopes, Tânia Fernandes de Paula Moura, Luciana Alves dos Santos e Daiana Priscila Voigt Gamboa.

Os candidatos a representantes dos árbitros são Valmir dos Santos, Florenilson Itacaramby de Almeida, Manoel Antonio Toledo Pires, Claudia Schneck de Jesus, Ellen Oriane Chagas Evaristo de Oliveira e Maria José Silva.

Na mesma reunião, a Comissão Eleitoral indeferiu algumas candidaturas, que não atenderam pré-requisitos de elegibilidade exigidos em regulamento.

Share