IAAF suspende a Federação Russa de todas as atividades do esporte

14 d novembro d 2015 às 9:56 am

iaaf.flagO Conselho Executivo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu provisoriamente o Federação Russa de todas as atividades do esporte. A decisão foi tomada na 201ª reunião do Conselho realizada nesta sexta-feira (dia 13), em teleconferência a partir de Londres, por Sebastian Coe, presidente da IAAF.

Um total de 24 membros participou da reunião e 22 votaram a favor da sanção contra a Rússia. Um representante votou contra e o eleitor russo não era elegível para participar na votação. O período de suspensão não foi definido, mas os resultados dos atletas russos não serão considerados por enquanto como índices para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Comentando a decisão, Sebastian Coe disse: “Hoje temos de lidar com o fracasso da Federação Russa no combate ao doping e tomamos a decisão de suspendê-la provisoriamente. É a sanção mais dura que podemos aplicar neste momento”, afirmou.

O ex-velocista Frankie Fredericks, da Namíbia, leu uma declaração em nome da Comissão de Atletas da IAAF. “A comissão está extremamente decepcionada e preocupada a respeito dos desenvolvimentos recentes e acusações dirigidas ao nosso esporte” disse. “Estamos com raiva com os danos causados à reputação e à credibilidade do Atletismo. Os atletas vão trabalhar para continuar o processo de limpeza do esporte e não estar contaminado por uma minoria”, concluiu.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, disse que a decisão da IAAF é importante para o esporte. “Vemos com bons olhos o que está acontecendo. O combate ao doping no esporte é fundamental para futuro limpo”, completou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Share