O Conexão Paralímpica é um evento realizado pelo CPB desde 2022 que agrega três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB distribuídos em todas regiões do Brasil; e as Paralimpíadas Militares, que têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes.
Paralimpíadas Universitárias
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O evento conta com disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa.
Centros de Referência
Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Na disputa dos Intercentros são realizadas provas de atletismo, badminton, bocha, natação.
Paralimpíadas Militares
As Paralimpíadas Militares é uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP) do CPB, que tem como principal objetivo apresentar ao seu público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. As Paralimpíadas Militares contam com disputas de tiro com arco e tiro esportivo, modalidades nas quais o PMP visa também a detecção de possíveis talentos esportivos para o esporte de alto rendimento.