
A lançadora baiana Raissa Machado conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo F56 (que competem sentados) na madrugada desta quarta-feira, 1, na abertura do quinto dia do Mundial de atletismo em Nova Déli, na Índia.
Na prova, Raissa fez 23,90m e melhorou sua marca em relação aos Jogos de Paris 2024, quando atingiu 23,51m e também havia sido medalhista de prata. E, assim como na capital francesa, a brasileira foi superada pela letã Diana Krumina, que teve como 26,18m como o melhor lançamento.
Raissa era a atual campeã da prova, após o ouro em Kobe 2024. É a quinta medalha de Raissa em Mundiais, sendo um ouro, três pratas e um bronze.
“A sensação é de concretização de um trabalho. Infelizmente, mesmo dando o meu melhor, os 100%, acabou não saindo como eu queria. O calor influencia muito, dei o meu máximo, deu quase 24m. Estou naquela fase ruim que todo atleta passa, que é a estagnação. Agora é renovar os treinos e sair disso. Estou bem treinada, hoje não foi o dia, mas estou muito feliz com a prata”, disse Raissa.
O Brasil se manteve na ponta do quadro geral de medalhas, com 28 no total. São sete ouros, 15 pratas e seis bronzes dos brasileiros até agora em Nova Déli.
Já a mineira Izabela Campos, que disputa seu sétimo Mundial na carreira, terminou na quarta colocação na final do lançamento de disco F11 (deficiência visual).
A atleta, que foi vítima de sarampo aos seis anos e perdeu a visão progressivamente até não enxergar mais, fez a marca de 34,60m. A vencedora da prova foi a chinesa Xue Enhui, com 39,51m.
Pelas eliminatórias dos 400m T47 (deficiência nos membros superiores), a paraense Fernanda Yara e a potiguar Maria Clara Augusto conseguiram a classificação para a final com o quinto (59s13) e primeiro (58s17) melhores tempos, respectivamente. A disputa por medalha acontece às 3h00 (de Brasília) desta quinta-feira, 2.
O maranhense Bartolomeu Chaves também está em mais uma final. Nas classificatórias dos 400m T37 (paralisados cerebrais), fez a marca de 52s32 e agora vai brigar pela medalha às 2h51 (de Brasília) desta quinta-feira, 2.
Confira a agenda dos atletas brasileiros na manhã desta quarta-feira, 1:
9h – 400m T47 – Thomaz Ruan (eliminatória)
11h07 – 5.000m T13 – Jean Oliveira (final)
11h40 – 100m T11 – Jerusa Geber (final)
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Fernanda Yara, Jerusa Geber, Bartolomeu Chaves, Raíssa Machado, Maria Clara Augusto, Thomaz Ruan, Izabela Campos e Jean Oliveira integram o Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Bartolomeu Chaves, Fernanda Yara, Jerusa Geber e Raíssa Machado integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.