Nike Lança Novo Tênis de Corrida em Trilha para Reforçar Presença no Mercado de Atividades ao Ar Livre

A entrada da Nike no mercado em expansão das atividades recreativas ao ar livre — terá início na segunda-feira com o lançamento de um novo tênis para corrida em trilha — testará se a empresa é capaz de transformar uma submarca pouco conhecida em um importante motor de crescimento.

A gigante do vestuário esportivo planeja anunciar uma versão de seu tênis de corrida ACG Ultrafly 2– com sua submarca para atividades ao ar livre, ACG – na Ultra-Trail du Mont-Blanc, uma ultramaratona na França que começa na segunda-feira, disse o porta-voz da Nike, Jay Paavonpera.

A medida faz parte do esforço da Nike para reposicionar a ACG como um participante sério no segmento de corrida em trilha de alta performance. De modo mais amplo, a medida está alinhada com a estratégia do presidente-executivo Elliott Hill de reorientar a marca Nike em torno de esportes essenciais, como a corrida, em um momento em que seu domínio está sendo desafiado por rivais menores.

A Nike está tentando recuperar o atraso tanto na recreação ao ar livre, que aumentou desde a pandemia, quanto na China, onde a população adotou em grande escala atividades ao ar livre, como a corrida em trilhas. O desempenho defasado da empresa em ambos os mercados explica, de certa forma, por que sua participação no mercado global de roupas esportivas diminuiu nos últimos anos, segundo analistas. 

ACG Ultrafly 2

Corredores patrocinados pela Nike, como Anthony Costales, correrão com o tênis, batizado de ACG Ultrafly 2, que deve chegar às prateleiras na primavera de 2026, informou a Nike. Uma versão similarmente reiniciada, com a marca ACG, do tênis de corrida para trilhas Zegama será lançada no final de 2025.

Crescimento das Vendas de Roupas e Calçados para Atividades ao Ar Livre

As vendas de roupas para atividades ao ar livre quase dobraram na China entre 2019 e 2025.

As vendas de calçados para atividades ao ar livre aumentaram 65% no mesmo período.

A Nike, no entanto, registrou quedas de dois dígitos nas vendas na China em cada um dos últimos três trimestres.