Atletismo Brasil terá destaques como Vanessa Sena e Renan Gallina no Pan Júnior

Em sua segunda edição, a competição será realizada de 18 a 22 de agosto para a modalidade. A seleção terá 55 atletas (25 mulheres e 30 homens), brigando por pódios, vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2027 e em preparação para a Olimpíada de Los Angeles 2028.

Vanessa Sena dos Santos (Wagner Carmo/CBAt)

Vanessa Sena dos Santos e Renan Gallina são dois dos destaques do Atletismo Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, Paraguai. As disputas do atletismo começam na segunda-feira (18/8) e prosseguem, por cinco dias, até sexta-feira (22/8), na pista do Parque Olímpico de Luque. 

O Atletismo Brasil terá uma delegação competitiva, com 55 atletas (25 mulheres e 30 homens), brigando por pódios, vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2027 (adulto) e em preparação para a Olimpíada de Los Angeles 2028. O Atletismo Brasil contará ainda com mais 13 oficiais, dez deles treinadores.

“Eu chego bem confiante para essa competição, eu estou bem treinada. É meu primeiro Pan Sub-23 e esse também é meu primeiro ano de Sub-23. E eu quero fazer uma boa competição e aproveitar o máximo possível”, disse Vanessa Sena dos Santos, de 20 anos, atleta da Associação Desportiva Centro Olímpico-SP, que treina salto em distância com Ricardo de Souza Barros.

“Eu espero que na minha prova eu consiga igualar minha marca ou até mesmo fazer um PB (do inglês personal best). Eu quero muito isso, por ser uma competição forte e boa para fazer resultado. Eu espero um bom desempenho, quero muito”, acrescentou Vanessa que tem como melhor marca no salto em distância 6,46 m, feita no Brasileiro Sub-23, em 12 de abril deste ano.

Renan Correa de Lima Gallina, de 21 anos, integrará o revezamento 4×100 m e também correrá os 200 m em prova individual. “Esse ano foi um ano de muito aprendizado. No revezamento, tranquilo. O trabalho que a gente está fazendo aqui no camping pré-Pan vai ajudar. É bom para a gente conseguir alinhar todo mundo e fazer o melhor dentro do período de treino”, disse Renan. O grupo está treinando em Bragança Paulista (SP) até esta quinta-feira (14/8), antes do embarque para Assunção, sob o comando do treinador Rodrigo Pereira dos Santos. 

“Em relação aos 200 metros, foi um ano muito difícil em alguns quesitos, com altos e baixos, mas de muito aprendizado com cada erro e acerto e reestruturando. Voltando agora as pistas depois de um tempo sumido, como dizem. Minha expectativa é conseguir correr bem e o resultado vai ser consequência”, observou Renan, de 21 anos, semifinalista olímpico em Paris 2024, atleta da Associação de Atletismo de Maringá-PR, que treina com Sandra Regina Crul – sua melhor marca pessoal nos 200 m é 20.82, feita no Sul-Americano, em abril deste ano.

Brasil realiza camping do 4×100 m para o Pan Junior

A Confederação Brasileira de Atletismo realiza até esta quinta-feira (14/8), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo, Camping com atletas do revezamento 4×100 m que vão embarcar na sexta-feira (15/8) para os Jogos Pan-Americanos Junior de Assunção, no Paraguai. Os atletas viajam escalonados e as disputas do atletismo começam na segunda-feira (18/8) e prosseguem por cinco dias até sexta-feira (22/8), na pista do Parque Olímpico de Luque.

“Esse camping é muito importante porque são atletas jovens e o revezamento tem uma formação nova – eles nunca correram juntos. É muito importante esse entrosamento, terem a vivência de passagem de bastão em treinamentos”, disse o treinador Rodrigo Pereira dos Santos. “E como o Brasil tem um time forte então quanto mais entrosado estiver, também dentro das passagens, mais teremos chance de brigar por medalha, pelo ouro”, completou. 

Rodrigo frisou que o Atletismo Brasil tem uma geração com grandes talentos, de atletas nascidos em 2003 e 2004. “Mas como o revezamento é a única prova do atletismo em equipe, coletiva, então nada melhor do que a gente treinar. Acho que a gente vai chegar bem forte na competição”, acredita o treinador Rodrigo.

Os atletas que estão no Camping de Bragança Paulista
Daniele Campigotto
Gabriel Luiz Boza
Lays Cristina Rodrigues Silva
Lucas Nunes Rocha
Matheus Aparecido de Barros
Matheus Pereira de Oliveira
Pietra Campbell Simões
Renan Correa de Lima Gallina
Thamer Moreira Alves Vilar
Vanessa Sena dos Santos

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.