Rayane Soares quebra novo recorde mundial nos 200m e avança à final no 3º dia do Troféu Brasil

Atleta Rayane Soares em disputa durante semifinais dos 200m no Troféu Brasil de Atletismo no CT Paralímpico, em São Paulo/SP | Foto: Marcelo Zambrana/CPB

A maranhense Rayane Soares bateu, pela segunda vez consecutiva, um recorde mundial no Troféu Brasil de Atletismo, que segue até este domingo, 3, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desta vez, foi na prova dos 200m da classe T13 (baixa visão), em que a velocista baixou sua marca pessoal e garantiu vaga na final no domingo, 3, às 14h05 com transmissões ao vivo no Canal Olímpico e Time Brasil no YouTube.

Rayane do clube Instituto Athlon, que já havia registrado o recorde mundial nos 100m da classe T13 na semifinal do primeiro dia da competição, completou os 200m em 24s19. Com isso, superou sua própria marca da temporada (24s47) e também quebrou o recorde anterior da lenda cubana Omara Durand Elías, uma lenda no esporte paralímpico mundial, que era 24s24 e estava em vigor desde janeiro de 2011.

“Fiquei muito feliz pelas marcas que estou fazendo aqui no Troféu Brasil. De estar correndo junto com as meninas, que correm muito, e chegar numa final junto com elas. Fiquei muito grata e feliz pelos meus resultados. É uma grande preparação para o Mundial, para competir mais confiante, sabendo que estou fazendo boas marcas”, afirmou Rayane.

A velocista também comentou sobre suas adversárias e os próximos desafios: “Consegui diminuir minha marca nos 200 metros para 24s19. Sei que minha adversária do Azerbaijão também está correndo muito, e vai ser uma briga boa. Saber que estou no mesmo nível, baixando os resultados, me deixa confiante para a final e para o Mundial”, disse, mencionando o Mundial de atletismo paralímpico, em setembro, em Nova Déli, capital da Índia.

Na mesma prova, entre os homens, o campeão mundial em Kobe 2024, Walisson Fortes, do clube APD, correu os 200m em 22s88 pela classe T64 (amputados de membros inferiores).

O dia também contou com a participação do paulista Júlio Agripino, que completou os 5000m em 16min01s98 pela classe T11 (cegos). O atleta do grupo IEMA (SP) é campeão paralímpico desta prova nos Jogos de Paris 2024.

Com cerimônia marcada para às 17h deste domingo, 3, o Troféu Brasil chega ao fim no Centro de Treinamento Paralímpico. A competição tem servido como preparação final para o Mundial da modalidade, que será realizado de 27 de setembro a 5 de outubro, na Índia.

Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Wallison Fortes, Júlio Agripino e Rayane Soares, são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Júlio Agripino e Rayane Soares integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.