Marca alemã substituirá a Riachuelo e a chinesa Peak como fornecedora do Time Brasil
A Adidas fechou um novo contrato com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) para fornecer os uniformes do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O contrato foi fechado até 2029 e anunciado oficialmente na noite desta terça-feira (13), durante o evento “Hall da Fama 2025”, organizado pela entidade para homenagear ex-atletas que fizeram história no esporte do país.
Com o acordo, a marca alemã substitui a chinesa Peak e as brasileiras Riachuelo e Havaianas nos uniformes de passeio, viagem e pódio, além das Cerimônias de Abertura (que pela primeira vez na história será em dois lugares diferentes de forma simultânea) e Encerramento. Os Jogos de Los Angeles 2028 marcarão o retorno das Olimpíadas aos Estados Unidos após duas décadas.
A estreia em competições oficiais será na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Nova estratégia é para fortalecer a marca Time Brasil
O acerto com a Adidas marca o fim da parceria do COB com a Peak, fabricante chinesa que vestiu os atletas brasileiros em Tóquio 2020 e Paris 2024, mas que teve diversos problemas de logística durante todo o contrato e não conseguiu sequer ter uma loja para vender produtos no mercado brasileiro. Já com a Riachuelo o acordo havia sido fechado para Paris 2024 e não foi renovado. Em relação à marca brasileira, que usava o selo esportivo BodyWork, o mesmo ocorreu com o contrato com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que recentemente anunciou a Volt Sport como nova fornecedora de material esportivo.
Outro acordo encerrado foi com a Havaianas, que vestiu os pés dos atletas brasileiros em Paris 2024 e, assim como a Riachuelo, teve grande repercussão na Cerimônia de Abertura do evento, realizada em barcos no Rio Sena. Internautas compararam negativamente as peças com as de outros países, o que gerou debates sobre a escolha de fornecedores para representar o país em um evento de grande visibilidade global.
Entre as quatro marcas de vestuário que estiveram com a entidade na última edição dos Jogos Olímpicos na capital francesa, a única que permanece com contrato ativo é a Mormaii, que possui um acordo de licenciamento com validade até 2028.
O time de atletas patrocinados pela Adidas já inclui nomes de destaque do esporte olímpico brasileiro, como Rebeca Andrade (ginástica), Beatriz Souza (judô), Alison dos Santos (atletismo), Raicca Ventura, Felipe Gustavo e Gui Khury (skate). Também fazem parte da lista Thaísa Daher, Pri Daroit, Kisy Nascimento, Tifanny, Douglas Souza e Darlan Souza, das seleções feminina e masculina de voleibol, além de ídolos como o ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico.