Maratona New Balance 42k termina com quebra de recordes no masculino e feminino em Porto Alegre

Brasileiro Johnatas de Oliveira Cruz venceu prova principal no masculino, enquanto Mulu Tiringo, da Etiópia, levou o título no femininoCom 10 mil participantes e o mesmo número de espectadores, a maratona New Balance 42k, realizada em Porto Alegre na manhã deste domingo, foi um sucesso e contou com quebras de recordes.

Johnatas de Oliveira Cruz Foto: Marcio Rodrigues

O vencedor da maratona foi o brasileiro Johnatas de Oliveira Cruz, que fechou os 42 quilômetros em 2h12min43seg, seguido de José Marcio Leão da Silva, que chegou ao final em 2h15min55seg. O tempo de Johnatas foi o melhor já registrado em maratonas no Rio Grande do Sul.

“Nada acontece da noite para o dia. Fiz um período de preparação de quatro meses e graças a Deus hoje fui compensado. Quando entra para a maratona é se concentrar na prova e colocar todo o treino em prática”, disse Johnatas. “Dedico a Jesus, minha família, minha comissão técnica e aos meus patrocinadores”, acrescentou o atleta do Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais. Johnatas foi o primeiro brasileiro na última Corrida Internacional de São Silvestre, em 2024.

Tiringo Mulu Foto: Marcio Rodrigues

Já entre as mulheres, a vencedora foi Tiringo Mulu, da Etiópia, que fechou a prova em 2h29min45seg, quebrando o recorde em provas do tipo no Brasil que durava desde 1994. Mulu travou uma disputa acirrada com a queniana Hellen Chepkorir, assumiu a liderança por volta dos 22 km e manteve a vantagem até o final para receber R$ 50 mil pela vitória (prêmio aos campeões) e mais R$ 100 mil de bonificação pelo recorde.

A largada da maratona havia ocorrido no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. Ainda houve provas de cinco, dez e 21 quilômetros no masculino e feminino.

“É uma satisfação muito grande realizar um evento como este, vem gente do Brasil inteiro para cá. Mais de50% do público hoje é de fora do Rio Grande do Sul, de todos os Estados do Brasil, então é uma alegria ver o pessoal aqui chegando, batendo suas metas e curtindo com os amigos”, comentou o CEO da Run Sports, organizadora do evento, Claudio Soirefmann.

É o segundo ano seguido que a corrida da marca esportiva New Balance é realizado em Porto Alegre. Em 2024, houve o limite de sete mil participantes, e em 2025, o número foi ampliado para 10 mil. Corredores percorreram algumas das principais vias da Capital, como Sertório, Farrapos, Diário de Notícias, Padre Cacique, Mauá e Loureiro da Silva.

Na chegada, muitos atletas apresentaram exaustão e foram atendidos por equipes médicas da Unimed Porto Alegre, que disponibilizaram macas e cadeiras de rodas. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram utilizados 240 agentes de fiscalização, dez de apoio elétrico e 23 funcionários de atendimento, controle e despacho. Ao todo, quatro mil cones e 90 cavaletes foram empregados para o controle da corrida, além de 150 sinaleiras tiveram a programação alterada.

O pódio da Maratona de Porto Alegre
Feminino
1) Tiringo Mulu – 2:29.48
2) Hellen Chipkorir – 2:38.14
3) Haregeweyni Hads Alemayehu – 2:45.12
4) Janaina Santana – 2:48.24
5) Ana Catarina de Oliveira Ribeiro – 2:49.46
Masculino
1) Johnatas de Oliveira Cruz – 2:12.45
2) José Márcio Leão da SWilva – 2:15.57
3) Stephen Chebon Kipkech – 2:16.42
4) Mohamed El Talhaoui – 2:16.57
5) Gosa Bogale Seyoum – 2:18.10