Prova das barreiras destacam Thiago Bonfim e Beatriz Monteiro Silva

Thiago ficou muito feliz com a conquista de seu primeiro título brasileiro “depois de tanto bater na trave” e Bia comemorou o bicampeonato no Brasileiro Sub-18 de Atletismo, na UFPE, em Recife; TV Atletismo Brasil transmite a competição neste domingo (15/9)

Thiago Bonfim (Praia Clube-Exército-Futel-MG), nos 110 m com barreiras, e Beatriz Monteiro Silva (ASPMP-SP), nos 100 m com barreiras, conquistaram os títulos da prova no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, na tarde desta sábado (14/9), na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Thiago, venceu com 13.79 (-2.1 m/s) e Beatriz com 14.28 (-3,4 m/s), numa tarde de forte vento contra na hora das corridas de barreiras.

O Campeonato termina neste domingo (15/9), após mais duas etapas, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil. 

“Gostei muito da marca pelo fato de o vento estar contra e é muito gratificante ser campeão brasileiro depois de bater na trave várias vezes. Fiz o índice para o Mundial Sub-20, mas nçao consegui me classificar porque fiquei com a quinta melhor marca do Brasil. Nos JEBs também foi terceiro colocado nos 110 e nos 100 m. Então eu estava procurando o ouro e a seleção brasileira”, disse Thiago, de 17 anos, que foi prata nos 400 m com barreiras na sexta-feira. Comemorou o seu primeiro título brasileiro.

Recebeu a medalha das mãos do pai, o atleta olímpico em Barcelona-1992 Jailton Bonfim. “Meu pai e também meu tio, Joilton, atleta olímpico em Seul-1988, me inspiram”, treina em Brasília, no CECAF – “agradeço os bombeiros”, disse -, com o Herbert Simões.

A medalha de prata foi ganha por Odair Gonçalves Junior (AD Centro Olímpico-SP), com 14.18, e a de bronze por Cauã Henrique do Nascimento (ASPM de Pindamonhangaba-SP), com 14.41.

Beatriz Camargo Monteiro da Silva (ASPM de Pindamonhangaba-SP), de 15 anos, foi bicampeã sub-18 dos 100 m com barreiras (14.28, -3.4) e dividiu o pódio com Larissa Schon de Morais (AABB- Atletismo Cascavel-PR), com 14.63 e Iasmin Marcelino (Clã Delfos), com 14.91.

“Esse ano foi um pouco diferente porque eu estava fazendo o sub-20 que tem uma barreira mais alta e estou me adaptando de novo ao sub-18, que é mais baixa”, disse Bia que foi ao Mundial Sub-20 de Lima (Peru). “Um nível muito alto, mas uma experiência muito boa. Se Deus quiser, daqui a dois anos, a gente está lá no Mundial Sub-20 de novo”, observou a atleta que treina com Luiz Gustavo Consolino, em Pindamonhangaba. 

“Ela é uma atleta muito jovem, em seu primeiro ano de sub-18, mas que vem com experiência do sub-16. Esse ano foi bem diferente porque pode subir para o sub-20 – teve Brasileiro, Sul-Americano e Mundial Sub-20. E agora ainda tem a Gymnasiade, Mundial Escolar, o Brasileiro Escolar e o Sul-Americano Sub-18. Temporada longa, mas muito importante para o futuro pelas experiências acumuladas”, avaliou Consolino. 

TODOS OS RESULTADOS da competição podem ser conferidos no site da CBAt. 

O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.

O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Fonte: CBAt