A World Athletics anunciou hoje os nomeados para os prémios do ano de atleta feminino e masculino de estrada, que serão entregues durante a cerimonia do World Athletics Awards 2025.
A votação, que determinará os finalistas de cada categoria, já está em curso nas principais plataformas de redes sociais da organização, incluindo Facebook, Instagram e X, e vai até 02 de novembro.
Entre os atletas nomeados, Tigst Assefa (Etiópia), vice-campeã mundial da maratona e vencedora da Maratona de Londres, é uma das favoritas, numa lista em que consta ainda a neerlandesa Sifan Hassan, vencedora da Maratona de Sydney e terceira classificada na Maratona de Londres.
A lista feminina contempla ainda Peres Jepchirchir (Quénia), cinco vezes campeã mundial da maratona, Agnes Ngetich (Quénia), que bateu o recorde mundial dos 10 quilómetros (apenas para mulheres), e Maria Pérez (Espanha), campeã mundial em duas distâncias da marcha (20 quilómetros e 35 quilómetros).
Entre os nomeados masculinos, o brasileiro Caio Bonfim destaca-se pelo título mundial de marcha de 20 quilómetros e pela medalha de prata nos 35 quilómetros, bem como Evan Dunfee (Canadá), que estabeleceu o recorde mundial da marcha nos 35 quilómetros, e Yomif Kejelcha (Etiópia), líder mundial nos 5 e 10 quilómetros.
Sebastian Sawe (Quénia), vencedor das maratonas de Londres e Berlim, e Alphonce Simbu (Tanzânia), campeão mundial da maratona e vice-campeão em Boston, completam a lista dos nomeados.

Caio Bonfim busca o título de Melhor Atleta da World Athletics até 2 de novembro. Atleta brasileiro disputa reconhecimento da World Athletics após conquistas em Tóquio
Caio Bonfim, campeão do mundo e dono de ouro e prata na marcha atlética, foi indicado ao prêmio de Melhor Atleta na categoria fora do estádio pela World Athletics. A votação está aberta até o dia 2 de novembro, e os votos serão contabilizados nas redes sociais da associação. O vencedor será anunciado em 30 de novembro.
Conquistas de Caio Bonfim
Em setembro, após conquistar a medalha de prata na marcha atlética 35km, Caio Bonfim colocou a bandeira do Brasil pela primeira vez no topo do pódio do Mundial de Atletismo em Tóquio. Nos 20km, sua especialidade, ele faturou o título com o tempo de 1h18min35s, tornando-se o atleta brasileiro mais laureado em toda a história da competição.
Impacto e reconhecimento
A nomeação de Caio Bonfim não apenas destaca suas conquistas individuais, mas também coloca em evidência o potencial e a força do esporte brasileiro no cenário internacional.
Já votou no Caio Bonfim?
Saiba como ajudar o medalhista de ouro nos 20km da marcha atlética e prata nos 35km a conquistar o prêmio de melhor da temporada na eleição promovida pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo.
A votação no site oficial da World Athletics e contará com a participação do público para escolher dois finalistas. Cada curtida no post de um dos cinco atletas no Facebook e no Instagram contará como um voto. Os votos serão contabilizados nas redes sociais da associação.

Para apoiar Caio Bonfim, basta curtir ou compartilhar as postagens oficiais da World Athletics nas redes sociais mencionadas. Cada curtida ou compartilhamento conta como um voto. A votação pública representa 25% do total, e os outros 75% são definidos por votos do Conselho da World Athletics, além de atletas, treinadores, federações.



