Provas de resistência ganham destaque na manhã deste domingo do Brasileiro Sub-16

A brasiliense Gabriela Beatriz Souza, na marcha atlética 3.000 m, o paulista Luigi Castro e a gaúcha Emanuelli Hein, nos 1.500 m com obstáculos, foram destaques nas provas da penúltima etapa do campeonato (26/10) na pista da Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa.

Imagem de capa da notícia: Provas de resistência ganham destaque na manhã deste domingo do Brasileiro Sub-16
Gabriela Souza vence os 3.000 m da marcha atlética em João Pessoa Foto: Gustavo Alves/CBAt

Gabriela Beatriz Barros da Silva Souza (CORGAMA-DF) foi a primeira campeã do último dia de disputas no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, neste domingo (26/10), na pista da Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa. Gabriela é de Brasília, “a casa da marcha atlética”, que receberá o Campeonato Mundial por Equipes de Marcha Atlética, no dia 12 de abril de 2026.

Maria Vitória da Silva Carneiro (PA – Pique de Atletismo-CE) ficou com a medalha de prata (15.58.05) e Larissa Peruzzo (CAC-SC) com a de bronze (16.08.14).

“Foi muito bom poder estar aqui e conquistar esse novo título”, disse Gabriela, de 15 anos, que já foi campeã brasileira sub-18 e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de Brasília este ano.

“É muito bom ter o Mundial, os melhores atletas do planeta vão estar lá na minha casa. É muito interessante ver como a marcha está sendo reconhecida no Brasil, tendo visibilidade maior. No Mundial, tem também a presença da categoria sub-20 e talvez eu pudesse participar, mas também tem o Sul-Americano Escolares no Panamá, na mesma data, dia do meu aniversário, aliás, 12 de abril. Então, vou para o Sul-Americano”, disse Gabriela.

“Mas a gente tem celular para assistir o Caio Bonfim, o Japonês, o Pintado marchando em Brasília. Será muito honroso para a marcha e Brasília. O Caio é, com certeza, uma inspiração enorme, uma pessoa forte com uma história emocionante. Então é muita honra ser uma colega de modalidade, da marcha atlética, do Caio Bonfim”, completou Gabriela. 

Nos 1.500 m com obstáculos, outra prova de resistência realizada na manhã quente deste sábado (26/10), em João Pessoa, a vitória ficou com Luigi Margonari Lzzuri Castro (AD Centro Olímpico-SP), com 3.32.59. A medalha de prata foi para Gabriel Algarve Breviglieri (EC Pinheiros-SP), com 4.34.41, e a de bronze para Ezequiel Dias de Oliveira (Ascort-RS), com 4.38.55.

“Para mim, correr o calor da Paraíba é desafio. O clima da minha cidade é bem diferente, mais frio e sem tanto sol. Mas eu consegui um resultado muito bom, fico muito feliz”, comentou Luigi que vive em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e treina em São Paulo com Rogério Novaes. “Fiz o meu PB (melhor marca pessoal). No começo da prova senti que eu não ia fazer essa marca porque não saí forte. Fiquei com receio de atacar, mas no final o meu treinador conseguiu gritar ‘para frente’ e eu fui e fiz esse tempo excelente para mim”, completou Luigi. 

Nos 1.500 m feminino, a vitória ficou com a gaúcha Emanuelli Maiara Hein (ANR-Ijuí Atletismo-RS), com 5.11.08, seguida por Anne Caroline Mendes Franco (AD Centro Olímpico-SP), com 5.12.92 e Camila Vittória Lima Barbieri (ASA-Sorriso-MT), com 5.28.57.

“Meu Deus! Eu me preparei demais para esse campeonato, na alimentação, nos treinos…, dei meu máximo, vivi para esse campeonato! Meu sonho era ser campeã brasileira pela CBAt. Jpa tinha sido campeão pela CBDE, mas queria ser do Brasileiro, e graças a Deus deu certo, eu me preparei muito para isso e fiquei feliz pelo resultado”, afirmou Emanuelli, de 15 anos, que treina com Fábio de Moura. Emanuelli foi descoberta numa escola municipal de Santa Rosa (EMEF Professor Francisco Xavier Giordani) – hoje estuda no Colégio Dom Bosco, com bolsa de estudos pelo atletismo.

Emanuelli também conquistou a medalha de bronze nos 2.000 m na etapa de sábado (25/10). “Eu consegui bater o meu PB nas duas provas, não tenho palavras para descrever a minha felicidade. Eu queria muito agradecer a Deus, minha família que me suportou nesses meses de preparação, amigos, meu treinador, minha equipe e patrocinadores.”

TODOS OS RESULTADOS

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e a Federação Paraibana de Atletismo (FPBA).

O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.