1ª Corrida Aperam Sipat movimenta o Vale do Aço e arrecada 6 toneladas de alimentos

Colaboradores e familiares percorrerem o trajeto de 5 km pelas ruas de Timóteo neste último domingo (21/9)

Aperam / Divulgação

O município de Timóteo, no Vale do Aço, foi palco da 1ª Corrida Aperam Sipat neste domingo (21/9). A ação reuniu cerca de 2 mil participantes, entre colaboradores próprios, terceiros, estagiários, aprendizes e familiares, e marcou a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2025 (Sipat), que segue até sexta-feira (26/9).

Para se inscrever, cada participante doou 3 kg de arroz, feijão ou 3 litros de leite. Ao todo, foram arrecadadas aproximadamente 6 toneladas de alimentos, que serão destinados a entidades assistidas pela Fundação Aperam Acesita. O percurso total foi de 5 km e o trajeto incluiu a Usina da Aperam. A partida e a chegada aconteceram na Praça 1º de Maio.

“Mais uma vez gostaria de deixar meu agradecimento à Cipa e a todos os colaboradores que participaram desse evento maravilhoso. Saúde e segurança são valores inegociáveis para nossa empresa. Vocês podem ver aqui toda essa alegria que estamos curtindo. Acabamos de completar essa corrida de 5 km e que venham as próximas”, celebrou Rodrigo Heronville, diretor de Gente e Gestão da Aperam.

Quem também já pensa na próxima edição é Jediel Lucas, supervisor da Gestão de Contratos da Aperam. “É super mágico o momento quando começamos a largar e a correr juntos. A gente encontra os colegas no meio do caminho, encontra os familiares. É um momento de muita gratidão e a gente tem que seguir com esse evento. Vamos juntos”, vibrou Jediel.

Ação inclusiva

A experiência também foi marcante para os familiares dos colaboradores. Shirlleny Garcia, da área de Suprimentos da Aperam, participou da corrida em família e ao lado dos filhos. “Esse clima gostoso começou algumas semanas atrás e continuou aqui no evento. Está muito bom. É um momento de família também. E as crianças ficaram super empolgadas”, relatou. A programação incluiu a Corridinha Kids, que contou com a participação de 150 crianças de até 13 anos em um percurso de 50 a 600 metros.

O evento também foi aberto para pessoas com deficiência (PCDs), que tiveram todo apoio da Aperam para participarem da ação, como aconteceu com a Chaiane Almeida. “Eu me senti acolhida e incluída. Sou representante do grupo PCD e eu estou aqui para mostrar que nós podemos ir onde a gente quer. À Aperam, agradeço por ter colocado o triciclo para me ajudar”, disse Chaine.

Além das corridas, a programação contou ainda com a 1ª Feira de Adoção do Projeto Acãochego em Timóteo. Todos os cães acolhidos estavam castrados, vacinados e prontos para encontrar novos lares.

Sipat 2025

Com o tema “Escolhas que salvam vidas”, a Sipat 2025 segue até sexta-feira (26/9) com uma programação interna extensa, que envolve palestras, minicursos e workshops sobre segurança no trabalho, bem-estar e qualidade de vida. A iniciativa reforça o compromisso da Aperam com a promoção de ambientes cada vez mais seguros e saudáveis para seus colaboradores.