
A velocista maranhense Rayane Soares registrou o novo recorde mundial da prova dos 100m pela classe T13 (baixa visão) nesta quinta-feira, 31, no primeiro dia do 44º Troféu Brasil de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A principal disputa interclubes da América Latina, que reúne atletas olímpicos e paralímpicos em prova de pista e campo, segue até domingo, 3, e tem transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico e Canal Time Brasil no YouTube.
A atleta do Instituto Athlon correu as eliminatórias pela manhã com o tempo de 12s17. À tarde, nas semifinais, melhorou significativamente sua marca e completou a prova em 11s66, superando o recorde anterior da atleta Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão, que havia feito 11s76 durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Rayane nasceu com microftalmia bilateral congênita (má-formação nos globos oculares) e conheceu o paradesporto em 2015. Nos Jogos de Paris 2024, ela foi medalhista de prata nos 100m e campeã paralímpica nos 400m, prova que também disputou pela manhã, completando a distância em 56s03, sua segunda melhor marca mundial da temporada. O tempo a deixou atrás apenas da atleta olímpica Suellen Vitória Silva, do Praia Clube, que marcou 56s02. Rayane já havia registrado 54s92 em maio, marca que segue como a melhor do mundo no ano na classe T13.
“Estou muito feliz com a marca, com o resultado. Mesmo depois de ter vindo dos 400 metros, descansei uns 20 minutos e consegui fazer a eliminatória, a semifinal e a final do 100 com boas marcas. Isso já é um aquecimento para o que vem no Mundial. Acredito que lá a gente vai fazer excelentes marcas. É treinar, continuar focada, que vai dar certo”, comentou a atleta.
“Estamos trabalhando bastante treino de força e potência, e ajustando os outros treinos também. Já estou correndo bem, melhorei minhas marcas. O 400m é muito dolorido, mas o 100m está começando a me aceitar agora também”, explicou Rayane, que correu a final dos 100m na competição em 11s92, também nesta tarde.
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Rayane Soares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
A atleta Rayane Soares integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.