Velocista maranhense Rayane Soares bate recorde mundial nos 100m no 1º dia do Troféu Brasil no CT

Atleta Rayane Soares em disputa durante semifinais dos 100m no Troféu Brasil de Atletismo no CT Paralímpico, em São Paulo/SP | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A velocista maranhense Rayane Soares registrou o novo recorde mundial da prova dos 100m pela classe T13 (baixa visão) nesta quinta-feira, 31, no primeiro dia do 44º Troféu Brasil de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A principal disputa interclubes da América Latina, que reúne atletas olímpicos e paralímpicos em prova de pista e campo, segue até domingo, 3, e tem transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico e Canal Time Brasil no YouTube.

A atleta do Instituto Athlon correu as eliminatórias pela manhã com o tempo de 12s17. À tarde, nas semifinais, melhorou significativamente sua marca e completou a prova em 11s66, superando o recorde anterior da atleta Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão, que havia feito 11s76 durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Rayane nasceu com microftalmia bilateral congênita (má-formação nos globos oculares) e conheceu o paradesporto em 2015. Nos Jogos de Paris 2024, ela foi medalhista de prata nos 100m e campeã paralímpica nos 400m, prova que também disputou pela manhã, completando a distância em 56s03, sua segunda melhor marca mundial da temporada. O tempo a deixou atrás apenas da atleta olímpica Suellen Vitória Silva, do Praia Clube, que marcou 56s02. Rayane já havia registrado 54s92 em maio, marca que segue como a melhor do mundo no ano na classe T13.

“Estou muito feliz com a marca, com o resultado. Mesmo depois de ter vindo dos 400 metros, descansei uns 20 minutos e consegui fazer a eliminatória, a semifinal e a final do 100 com boas marcas. Isso já é um aquecimento para o que vem no Mundial. Acredito que lá a gente vai fazer excelentes marcas. É treinar, continuar focada, que vai dar certo”, comentou a atleta.

“Estamos trabalhando bastante treino de força e potência, e ajustando os outros treinos também. Já estou correndo bem, melhorei minhas marcas. O 400m é muito dolorido, mas o 100m está começando a me aceitar agora também”, explicou Rayane, que correu a final dos 100m na competição em 11s92, também nesta tarde.

Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Rayane Soares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
A atleta Rayane Soares integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.