Iniciativas incluem premiação de atletas, doações a instituições e apoio a jovens triatletas em situação de vulnerabilidade
Parceiros desde o final de 2024, o IRONMAN Brasil e o Instituto Arjon seguem protagonizando impacto social por meio do esporte. Pelos próximos 5 anos, a partir de 2025, o Instituto Arjon se comprometeu a destinar 4 milhões de reais para a premiação dos atletas profissionais em todas as provas IRONMAN e IRONMAN 70.3 realizadas no Brasil.
Durante a semana da prova, o IRONMAN Brasil e o Instituto Arjon ainda incentivam a doação de equipamentos usados em bom estado para jovens em situação de vulnerabilidade que estão iniciando no triathlon por meio de projetos sociais. Dessa forma, o evento propicia a reutilização de materiais, reduzindo o desperdício e a exploração dos recursos naturais, além de criar oportunidade à formação e desenvolvimento de futuros atletas.
“O IRONMAN sempre foi mais do que uma competição – é um estilo de vida que inspira e transforma. Essa união com o Instituto Arjon fortalece nosso propósito de deixar um legado para o esporte e para a sociedade brasileira”, diz Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports.
“O Time Arjon também está sendo desenvolvido e aprimorado, garantindo suporte técnico e multidisciplinar para que cada atleta execute seu plano anual de treinamentos e participe das principais competições do calendário esportivo planejado”, afirma João Guilherme Porto, presidente do Instituto Arjon.
Vagas de caridade
Uma das iniciativas que promete transformar a paixão pelo esporte em impacto social são as Vagas de Caridade. Atletas amadores podem garantir sua participação em provas já esgotadas pagando um valor diferenciado. Todo o montante arrecadado é destinado integralmente para instituições beneficentes das cidades sedes das provas.
Somente em 2025, as vagas de caridade arrecadaram R$ 60 mil no IRONMAN 70.3 Brasília, direcionados ao núcleo Ceilândia da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto do ex-atleta olímpico Juraci Moreira. Já no IRONMAN Brasil, foram R$ 50 mil arrecadados, divididos entre o Instituto Gustavo Kuerten e a ADTRISC (Associação Desportiva Triatletica de Santa Catarina).
A arrecadação de equipamentos também reforça o compromisso com o desenvolvimento do esporte e a economia circular: em Brasília, foram reunidas 14 caixas de roupas, acessórios e itens esportivos durante a semana da prova; em Florianópolis, 3 caixas foram arrecadadas. Todo o material será destinado a atletas em formação, garantindo longevidade aos itens e contribuindo com a redução de descarte.
Centros de Treinamento
Além disso, no distrito de Maracujá, região de Ouro Preto/MG, foi construído o Centro de Treinamento Arjon (CTA), um espaço único e totalmente gratuito, projetado para transformar a prática do triathlon, oferecendo segurança, tranquilidade e uma infraestrutura de alto nível aos praticantes.
O Centro de Treinamento Arjon (CTA), em Ouro Preto (MG), também foi reconhecido como espaço oficial de treinamento IRONMAN Brasil. Além de camps para profissionais, o local sediará provas curtas voltadas a novos competidores, num ambiente seguro, acessível e de excelência técnica.
Ao unir performance, responsabilidade social e compromisso ambiental, IRONMAN Brasil e Instituto Arjon mostram como eventos esportivos de grande porte podem — e devem — ser protagonistas de transformação social, proporcionando o acesso à modalidade e atraindo novos talentos.
Sobre a Unlimited Sports
Desde 2001, a Unlimited Sports realiza e promove as provas IRONMAN e IRONMAN 70.3 no Brasil, sendo ainda organizadora do circuito TRIDAY Series. Com mais de 20 anos de experiência e grande prestígio no mercado esportivo, seu propósito é engajar pessoas por meio do esporte, incentivando-as a levarem uma vida mais saudável e explorando a plataforma esportiva como ferramenta de influência e marketing.
Sobre o Instituto Arjon
O Instituto Arjon é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao bem-estar, educação, cultura e a natureza, atuando com o propósito de transformar vidas, sendo o esporte uma das ferramentas de transformação. Fundado com a missão de apoiar a comunidade e promover a responsabilidade social e ambiental, o Instituto oferece projetos que vão desde a capacitação de atletas até programas educativos e culturais voltados à comunidade local. Com sede no distrito do Maracujá, em Ouro Preto–MG, o instituto também gerencia o Centro de Treinamento Arjon (CTA), que proporciona aos atletas um espaço de treinamento de alta qualidade em um ambiente natural e acessível. Com projetos que abrangem desde a inclusão de jovens em atividades esportivas até iniciativas de preservação ambiental, o Instituto Arjon visa ser um catalisador de mudança.