Doações de alimentos não perecíveis serão entregues para mais de 100 entidades sociais brasileiras
A 1ª Corrida Nacional do SESI arrecadou mais de 59 toneladas de alimentos que serão destinadas para mais de 100 entidades sociais, segundo balanço preliminar. A atividade, promovida pelo Conselho Nacional do SESI e os Departamentos Regionais do SESI, aconteceu no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador e teve cerca de 36 mil inscritos em 23 estados brasileiros.
Somente o estado do Pará alcançou mais de 7 toneladas de doações, seguido por Pernambuco com 5,3 toneladas e a Bahia, com 4,7 toneladas. Para participar da corrida cada atleta doou 2kg de alimentos.
Após a corrida, os departamentos regionais do SESI também recolheram e contabilizaram os resíduos da corrida, como copos plásticos de água, guardanapos e embalagens descartadas nos trajetos. A organização da corrida direcionou mais de 4 toneladas de resíduos para cooperativas de reciclagem.
Mais de 35 mil pessoas participaram, nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, da 1ª Corrida Nacional do SESI. A atividade, correalizada pelo Conselho Nacional do SESI e os Departamentos Regionais do SESI, aconteceu em 23 estados de todo país.
A corrida, além de promover a conscientização dos trabalhadores e da indústria acerca da importância da prática de exercícios físicos, também teve como intuito angariar doações de alimentos não perecíveis para apoiar entidades sociais brasileiras.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, a corrida serviu para a promoção da saúde do trabalhador e familiares.
“Mais de 35 mil participantes envolvidos nessa ideia de que podemos e devemos promover a saúde. Em todos os estados tivemos coleta de alimentos e envolvimento das famílias, com o objetivo de trazer para o debate da sociedade o tema da saúde integral”, afirmou Fausto.
Para o diretor-superintendente do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mól, a atividade demonstrou o propósito da entidade: promover qualidade de vida aos trabalhadores da indústria. Segundo ele, iniciativas como essa geram impactos que ultrapassam os limites do setor produtivo e se refletem diretamente na sociedade.
“Quando trabalhamos para melhorar a vida do trabalhador, impactamos diretamente a sociedade. O dia de hoje é um grande marco para nós, com o país inteiro na mesma energia”, afirmou.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, disse que a corrida serviu para a promoção da saúde do trabalhador e que já tem altas expectativas para a segunda edição, em 2026.
“Mais de 35 mil participantes envolvidos na ideia de que podemos e devemos promover a saúde. Em todos os estados tivemos coleta de alimentos e envolvimento das famílias, com o objetivo de trazer para o debate da sociedade o tema da saúde integral”, disse Fausto.
Além da 1º Corrida Nacional do SESI, a instituição também realiza periodicamente corridas de rua nos estados, além de outros esportes.
Confira como foi a corrida em cada estado:
Resende representou o Rio de Janeiro
Com 940 inscritos, Resende representou o estado do Rio de Janeiro na 1ª Corrida Nacional do SESI. A ação reuniu trabalhadores de onze indústrias e comunidade da região, promovendo um dia de saúde, integração e solidariedade. Ao todo, foram arrecadados mais de uma tonelada e meia de alimentos, que foram destinados a uma instituição social do município.
No Maranhão, teve até pedido de casamento
Mais de 2.300 corredores de todas as idades participaram da 1ª Corrida Nacional do SESI, promovida pelo Conselho Nacional do SESI, que teve largada na manhã desta quinta-feira para industriários e suas famílias, membros da comunidade, idosos e pessoas com deficiência, nas cidades de Açailândia, Caxias, Rosário, Imperatriz e São José de Ribamar, na Grande São Luís.
A corrida também foi palco de ocasiões inusitadas, como pedidos de casamento e comemorações de aniversário. Entre os momentos mais emocionantes do evento, o árbitro de futebol profissional Roberto Sá surpreendeu a assistente social Kássia Moraes com um pedido de casamento ao fim da prova.
“Nos conhecemos aqui na corrida do SESI, exatamente há um ano, e eu escolhi esse momento e esse lugar especial para pedir a mão dela em casamento. Tá feito o pedido!”, declarou Roberto, emocionado.



Vice-governadora participou da corrida do SESI, no DF
Na capital do país, a prova teve início às 7 horas. A largada e a chegada foram em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Houve dois percursos: de 5 km, não só para corrida, mas também para caminhada, e de 10 km. Os participantes receberam medalha e lanche pós-prova.
Quem deu a largada foi o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, que correu 5 km. “Promover ações de qualidade de vida para os industriários faz parte da missão do Sesi, por isso a retomada da tradicional corrida da instituição no Dia do Trabalho tem significado especial”, disse, referindo-se à antiga Corrida do Trabalhador.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, também cumpriu 5 km de corrida e destacou o valor da iniciativa para Brasília. “Para se ter um ambiente de trabalho saudável, é preciso estimular o cuidado com si próprio. O serviço desempenhado pelo Sesi vai além do cuidado físico, pois trata também da saúde mental. E, assim, consequentemente, teremos uma sociedade mais feliz e produtiva.
No Acre, correr com o SESI é tradição
No Acre, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, Zé Adriano, fez questão de prestigiar a corrida e parabenizou organizadores e corredores. “Foi um evento emocionante. Agradecemos o apoio de todos os parceiros por contribuir com essa grande festa para os trabalhadores, que são os homenageados desta importante data”, destacou.
O superintendente do SESI/AC, João César Dotto, enalteceu a iniciativa do Conselho Nacional do SESI, que no Acre teve a parceria do Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho. “Isso é uma tradição do SESI, promover saúde e bem-estar aos trabalhadores. E estamos muito felizes pelo sucesso que foi o evento”, celebrou.
Em RS, orla do Rio Guaíba virou pista de corrida
A orla do Rio Guaíba se transformou em uma grande pista de corrida para cerca de 1,2 mil competidores na 1ª Corrida Nacional do SESI no Rio Grande do Sul. O termômetro marcava 14°C na Rótula das Cuias às 8h da manhã, quando foi dada a largada para as provas de corrida de 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km.
No total, cerca de 150 toneladas de alimentos devem ser arrecadadas nas 20 corridas realizadas pelo SESI no mês de maio, que já contam com mais de 11 mil inscritos e com a expectativa que esse número cresça ainda mais.

Oito entidades catarinenses receberão doações da corrida
Mais de 1.500 pessoas participaram da 1ª Corrida Nacional do SESI, realizada na manhã desta quinta-feira (dia 1º de maio) em Joinville, a única cidade a promover o evento em Santa Catarina.
A intenção foi incentivar a prática desportiva para os trabalhadores da indústria e para a comunidade. No evento, foram arrecadados 2,6 toneladas de alimentos não perecíveis para doação a oito entidades assistenciais da cidade.
Na Bahia, teve estreante na corrida
A corrida do SESI no estado da Bahia, foi a oportunidade para Ivonete Santos Pereira, de 60 anos, estrear na corrida. “Antes, eu só ficava em casa, e meu genro e minha filha me incentivaram a estar aqui hoje. É minha primeira vez participando de uma caminhada”, contou Ivonete, que foi ao evento acompanhada da família e de três amigos.

Corrida no Ceará teve 1,5 mil atletas
A etapa Maceió da 1ª Corrida Nacional do Sesi, realizada neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, reuniu 1.500 inscritos em uma grande celebração de esporte, saúde e lazer.
A largada aconteceu às 16h, em frente à Casa da Indústria, no bairro do Farol, com percurso inédito pela Avenida Fernandes Lima. Antes do início da prova, a diretora de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI) do SESI Alagoas, Cláudia Piatti, destacou o simbolismo da largada.
“Essa corrida representa o começo de uma nova vida, com mais energia, mais movimento e mais saúde junto com o SESI”, disse.
