Os atletas estão entre os favoritos a disputa das medalhas em Mar del Plata, Argentina. A mescla de jovens mais e menos experientes, mas todos muito talentosos, elevou o patamar da prova de lançamento. A TV Atletismo Brasil mostra a competição com narração e comentários em português

O 54º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto de Mar del Plata, Argentina, a partir desta sexta (25/4) e até domingo (27/4), promete disputas emocionantes em várias provas. O lançamento do dardo masculino foi apresentado pela Federação Sul-Americana de Atletismo como uma das competições que terá vibrante duelo pelo ouro, com a participação dos donos de recordes renovados e atletas emergentes. Um dos emergentes é o jovem Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT), de apenas 20 anos, 6º colocado no Mundial Sub-20 de Lima, melhor resultado do Brasil.
“Para mim, competir com atletas ais experientes traz uma energia diferente, uma pressão que posso usar para melhorar a minha marca. Pretendo competir para melhorar a minha marca e, quem sabe, levar uma medalha para casa”, disse Arthur Curvo. “Integrar a geração que mescla atletas jovens e experientes é muito bom porque um ajuda o outro e fortalece a prova do lançamento do dardo. O ambiente esportivo motiva muito a gente”, completou o jovem lançador, terceiro do Brasil, atrás dos craques Luiz Maurício Dias da Silva e Pedro Henrique Nunes Rodrigues.
Arthur foi medalha de bronze no Troféu Brasil 2024, no fim de junho, com sua melhor marca pessoal: 72,22 m (2024, São Paulo). O lançador é natural de Vilhena (RO), e treina em Cuiabá (MT), com Elias Neves Ramos. Arthur só tem marcas inferiores aos destaques do dardo brasileiro, o finalista olímpico Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG), recordista sul-americano, e o também olímpico Pedro Nunes (EC Pinheiros-SP) – ambos têm 25 anos.
O lançamento do dardo na América do Sul – e no Brasil – atravessa um bom momento. O recorde sul-americano que já durava 25 anos caiu em 2024, pelas mãos dos brasileiros (Edgar Baumann, com 84,70 m, era recordista desde 1999). O manauara Pedro Nunes, que treina com Margareth Bahia Marques Haiden, superou a marca com 85,11 m no Ibero-Americano de Cuiabá. Logo depois, o mineiro de Juiz de Fora Luiz Maurício, que treina com Fernando Barbosa de Oliveira, lançou 85,57 m no Troféu Brasil e 85,91 m nos Jogos Olímpicos de Paris (foi 11º).

Pedro Nunes, vice-campeão ibero-americano 2022 e pan-americano 2023, defende o seu título sul-americano – foi o campeão do lançamento do dardo em São Paulo, em 2024. Luiz Maurício fará competições na Europa e Arthur Curvo também briga pelo pódio em Mar del Plata.
Os principais adversários são Lars Anthony Flaming, do Paraguai, campeão sul-americano sub-23 que tem como melhor marca pessoal 79,74 m (2025, Brasil); Leslain Alvin Baird, da Guiana, recordista nacional com 78,65 m (2018, Cochabamba); e Lautaro Techera, do Uruguai, recordista de seu país com 75,41 m (2024, Assunção).
O recorde do campeonato é do brasileiro Julio César Miranda de Oliveira (campeão mundial sub-18 e vice-campeão mundial sub-20), com 81.22 m (Lima, 2015). O brasileiro Luiz Fernando da Silva tem seis medalhas no dardo sul-americano (3 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze). O Brasil tem 15 títulos (medalhas de ouro) na história da prova na competição continental e 39 medalhas no total.
TV ATLETISMO BRASIL AO VIVO – Arthur Curvo e Pedro Nunes são integrantes do Atletismo Brasil que disputará a competição com 88 atletas (43 mulheres e 45 homens) brigando por pontos no Ranking Mundial, títulos e índices individuais que valem vaga na disputa do Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro.
A TV Atletismo Brasil mostra a competição nesta sexta, sábado e domingo (25, 26 e 27/4), ao vivo, com narração e comentários em português. A disputa do lançamento do dardo masculino será no domingo (27/4), às 15:10 (de Brasília, que tem o mesmo fuso horário de Mar del Plata).
DELEGAÇÃO DO BRASIL NO SUL-AMERICANO
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.