A marchadora – que seguiu de Bogotá, Colômbia, onde está fazendo treinos em altitude, para Mar del Plata – prossegue na temporada internacional com foco no Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, em setembro; o Sul-Americano será transmitido pela TV Atletismo Brasil, de sexta a domingo (25 a 27/4)

Viviane Santana Lyra marchou 2.032,9 km na última temporada, informação contida num caderninho que carrega com ela, onde estão também escritas e poesias. A fé, a escrita e a leitura (formas de expressão que usa na preparação mental) são suas fontes de inspiração mais ainda para enfrentar os treinos diários e todo o processo físico e mental que o alto rendimento pede. A temporada internacional prossegue para a marchadora olímpica com a disputa dos 20 km marcha atlética, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, no Estádio Justo Ramon, em Mar del Plata, Argentina.
Um hábito que vem da infância e da adolescência de anotar tudo em um caderninho, Viviane Lyra (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), trouxe para a vida adulta. “Sempre gostei de fazer registros. Faço muitas anotações dos treinos, incluindo também informações importantes que ajudam no autoconhecimento, para avaliar com o treinador e direcionar nosso trabalho.” As anotações já revelaram, por exemplo, que na temporada de 2024 foram 2.032,9 km marchados – todos devidamente anotados na agenda.
A atleta é também formada em nutrição. “Desde criança sempre gostei muito de estudar. Chegava da escola e já fazia meu dever de casa, pedia pra vovó passar continhas, brincava de escolinha com a minha irmã e tinha um caderno onde eu copiava os textos dos livros de língua portuguesa para ficar com a letra mais bonita”, conta Viviane.
Sua adolescência foi marcada por diários, papéis de carta, canetas coloridas, carimbos e adesivos. “Nas minhas viagens (até hoje) não podem faltar a agenda, cadernos e livros. Além de fazer minhas anotações, gosto de me manter ativa nos estudos e a leitura é também motivação extra, que agrega muito na minha preparação mental”, comenta Viviane, de 31 anos.
Dentre as últimas leituras de Viviane está a biografia Matador de Dragões, que conta a história do ídolo do atletismo, o campeão olímpico Joaquim Cruz (Rafael De Marco é o autor). Também outros campeões de modalidades olímpicas seguiram na bagagem de mão de Viviane ultimamente, em títulos como Transformando suor em ouro, do treinador multimedalhista olímpico Bernardo Rezende, o Bernardinho, e também 101% de César Cielo, campeão olímpico dos 50 m livre, e medalhista dos 50 m e 100 m livre na natação.
Os 14 livros da escritora canadense Lucy Maud Montgomery (autora de Anne de Green Gables, livro que deu origem a série de TV Anne com E) também estão na lista de leituras dos últimos tempos.
Viviane compartilha a paixão pela leitura com um tio, que é autor de três livros e foi o responsável por sua indicação para escrever a coluna Saúde é o que importa para um jornal regional – Viviane escreveu 65 artigos sobre nutrição, esporte e qualidade de vida, através de hábitos saudáveis.
Disse que se sente conectada a Deus, “como um momento de renovação das forças e revitalização do propósito” quando está treinando. A fé e a inspiração para escrever aparecem nos treinos. “E também nestes momentos alguns versos me vêm à mente, poemas que registro em meus cadernos de anotações e espero que algum dia sirvam de motivação para outras pessoas que buscam conhecer a si mesmas e melhorar como ser humano a cada dia, espalhando sempre positividade e amor aos semelhantes.”
Depois do Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata Viviane retorna para Bogotá (COL), onde segue treinando para a disputa de competição de Warszawa, na Polônia, dia 4 de maio, do World Athletics Tour de Marcha Atlética – Ouro. Ainda disputará a Copa Pan-Americana de Anapoima (COL) com a seleção brasileira, dia 18 de maio, e o 37º Grande Prêmio Cantones de La Corunã, Espanha, dia 7 de junho, também etapa Ouro do Tour Mundial.
Em março, Viviane venceu os 20 km da Copa Brasil de Marcha, em São Paulo, e ficou na quinta colocação em Dudince, Eslováquia, nos 35 km (com 2:48:37 – a 37 segundos do índice para o Mundial de Tóquio, de 2:48:00). A atleta já tem índice para os 20 km marcha atlética, com o tempo de 1:27.13, feito em La Coruña, em 18/5/2024.
TV ATLETISMO BRASIL MOSTRA SUL-AMERICANO – Viviane é uma das integrantes do Atletismo Brasil que terá 88 atletas (43 mulheres e 45 homens) brigando por pontos no Ranking Mundial, título de campeão e índices que valem vaga na disputa do Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. A TV Atletismo Brasil mostra a competição nesta sexta, sábado e domingo (25, 26 e 274), ao vivo, com narração e comentários em português. Viviane compete no sábado (26/4).
DELEGAÇÃO DO BRASIL NO SUL-AMERICANO
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.