O alegretense Luciano Moreira radicado em Santa Maria venceu mais uma prova de ultramaratona. A cidade de Marechal Cândido Rondon esteve movimentada no último fim de semana com um grande evento esportivo.

Realizada entre sábado e domingo, a ultramaratona organizada pela Acorre Rondon reuniu mais de 700 atletas em diferentes modalidades, incluindo revezamento, provas de 12 e 6 horas, 100 km e 42 km. Além da intensa disputa entre os participantes, a iniciativa também teve um importante impacto social, arrecadando mais de 1.000 litros de leite para instituições beneficentes.
Essa foi a 4ª edição da prova e teve o alegretense como grande campeão na modalidade de 12 horas. Num percurso de 1 Km em torno do Centro de Eventos Werner Wanderer, todo em asfalto e duas subidas, que após algumas horas de corrida, exigiu muito esforço dos atletas.
“Saí conservador como sempre, e com 23 Km assumi a liderança, mantendo até o final, graças a estratégia adotada e ao excelente trabalho de meu staff, o amigo também ultamaratonista Lenilson.
O clima quente um pouco no início, mas na madrugada, a temperatura se manteve agradável”, destacou o campeão. Moreira contestou seu resultado final quando a prova oficializou os 107 quilômetros. Ele alega que correu no total 110 km, inclusive provou com os números registrados no seu relógio (GPS), mas não foi homologado. “Importante é que venci a prova. Mas houve erro na chipagem sim”, protestou o alegretense.
O evento também chamou a atenção de muitos espectadores, que compareceram ao longo da madrugada para prestigiar os atletas e entender mais sobre o universo das ultramaratonas. “Foi incrível ver o envolvimento do público. Muitas pessoas foram até o local para acompanhar e sentir a energia dessa competição”, comentou Fábio da Silva, representante da associação.
Com o sucesso desta edição, os organizadores já projetam um evento ainda maior para o próximo ano. “Nosso objetivo é ampliar a ultramaratona e fortalecer ainda mais as ações sociais. Agradecemos a todos que participaram, apoiaram e contribuíram para essa grande festa do esporte”, concluiu o organizador.
Fotos: acervo pessoal