Unindo esporte e boas práticas de cidadania através do descarte correto dos copos plásticos, o modelo é pioneiro no país.
Com o slogan, “Eu corro pelo exemplo” a 2ª POA PLAST RUN abrirá o calendário das corridas de rua de 2025 em Porto Alegre, neste domingo, 9 de março, no Shopping Pontal e ontemplará três modalidades diferentes, caminhada e corrida de 3km e 6km, além da corrida kids. A POA PLAST RUN é a primeira corrida de rua a garantir que 100% dos copos plásticos, usados para hidratação dos corredores durante a prova, sejam depositados por eles mesmos em coletores apropriados, resultando no fomento de boas práticas de cidadania através do exemplo e do esporte. Os copos plásticos recolhidos durante a corrida serão destinados ao Copinho Legal, programa que segue o modelo semelhante ao do já conhecido Tampinha Legal. O material entregue, se transformará em recurso financeiro para que as entidades assistenciais possam custear medicamentos, água, luz, alimentação, entre outros suprimentos.
De acordo com a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, a iniciativa visa promover a educação e a conscientização, mobilizando os participantes a adotarem práticas de cidadania e civilidade. “Tivemos uma ótima adesão na 1ª edição, que aconteceu no ano passado, onde os corredores foram pegos de surpresa minutos antes da largada, quando foram orientados a depositarem seus copos em locais especificos ao longo do percurso. Mesmo sem aviso prévio a ação foi um sucesso e encerramos a prova sem nenhum copo na via. Já as inscrições da 2ª edição esgotaram em menos de 30 dias, demonstrando o interesse não apenas pelo esporte, mas a identificação com o foco e objetivo da POA PLAST RUN, que seja um modelo pioneiro no Brasil e já vem inspirando outros eventos esportivos a adotarem a mesma dinâmica”, destacou.
Serviço:
O que: 2ª POA PLAST RUN
Data: 9 de março de 2025
Local: Largada e chegada no mesmo endereço: Rua Oswaldo De Lia Pires – Shopping Pontal
Horário: 7h
POA PLAST RUN
Em 2024, a primeira edição da POA PLAST RUN acontece com sucesso, consolidando seu legado como um movimento contínuo em direção a um futuro mais consciente. Os atletas foram surpreendidos segundos antes da largada com a proposta de destinar corretamente os copos plásticos utilizados durante a prova. A ousada iniciativa foi aceita por unanimidade pelos participantes, representando todas as faixas etárias, níveis de instrução e classes sociais.
Ao final da corrida, foi constatado que a via pública, utilizada para a prova, permaneceu completamente limpa, com os copos plásticos destinados às entidades assistenciais do terceiro setor. Além disso, a prática favoreceu diretamente os próprios atletas, evitando escorregões e quedas causados por resíduos na via.