Brasileiro de Provas Similares ao Indoor abre o calendário nacional do atletismo

A competição que será realizada em Bragança Paulista, neste sábado (1/2), a partir das 9:30, vale índices e pontos para o Ranking Mundial para a temporada de 2025 que está iniciado; a prova tem entrada franca para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025, neste sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo, abre o calendário nacional do atletismo com a participação de vários atletas olímpicos, entrada franca no estádio e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) vale índice e pontos para o Ranking mundial. 

Programa horário
Programa Horário

Será realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº, Bairro do Campo Novo, Bragança Paulista – SP) a partir das 9:30, com os 3.000 m masculino. Os 60 m com barreiras feminino, às 16:10, fecham a competição. São mais de 170 atletas inscritos, de 48 clubes e 13 Estados. 

O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba (BOL), que será nos dias 22 e 23 de fevereiro, está na mira da maior parte dos atletas, como Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG), nos 60 m com barreiras.

Eduardo venceu os 60 m com barreiras no Sul-Americano de 2024, com 7.58, recorde sul-americano em pista coberta – igualou a marca de Rafael Pereira, que era o recordista isolado, desde 2022. O índice exigido pela World Athletics para o Mundial é forte – 7.57 – e são 48 as vagas disponíveis para a prova, que também podem ser obtidas pelo Ranking de pontos.

Os 60 m rasos terá dois bons trios de atletas, no masculino com Felipe Bardi, Erik Cardoso e Lucas Vilar (SESI-SP) e no feminino com Ana Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa (EC Pinheiros-SP). Welington Silva Morais (Pinheiros-SP), no arremesso do peso, que fez um bom início de temporada no último fim de semana (20,64 m) também compete. São todos atletas olímpicos.

O campeão olímpico no salto com vara no Rio 2016 e medalhista de bronze em Toquio 2021 Thiago Braz, que está treinando, fará sua primeira competição na temporada mais como um teste “para se divertir”, sem muita preocupação com resultado, mas já avisou que se obtiver qualificação para o Sul-Americano “vai para cima”.

A competição também reunirá um bom batalhão de saltadoras. Estão inscritas as três primeiras colocadas do Ranking Brasileiro no salto em distância – Elaine Martins (Pinheiros-SP), Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-MT) e Nemata Nikiema, atleta de Burquina Faso que mora e treina no Brasil, pela ordem. E também as que ocupam a ponta do Ranking no salto triplo – a atleta olímpica Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP), Regiclecia Cândido da Silva (Pinheiros-SP) e Katllyn Pamela Daniel Zanette (União Catarinense de Atletismo-SC).

O Atletismo Brasil vai convocar os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, até dois atletas por prova, para o Sul-Americano – apenas a cidade boliviana de Cochabamba tem pista indoor oficial no continente. 

O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China. Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta ‘Road to Nanjing 25’, criada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025. 

ROAD TO NANJING

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.